terça-feira, 16 de abril de 2024

Em assembleia realizada nesta terça (16), docentes da URCA decidem por continuidade da greve


Docentes da Universidade Regional do Cariri (URCA) decidiram por unanimidade, em assembleia realizada nesta terça-feira (16 de abril de 2024), manter a greve. No total, foram 137 votos a favor. A categoria está em luta pelas promoções e progressões dos servidores, melhoria da infraestrutura da Universidade, sobretudo dos campi do Centro de Artes e Campos Sales, bem como a convocação dos professores aprovados no concurso público.


A Assembleia Geral, que ocorreu no campus Pimenta, em Crato, deliberou uma série de pautas, com destaque para a criminalização da greve e dirigentes sindicais do Sindicato dos e das Docentes da URCA (SINDURCA), por parte da Procuradoria Geral do Estado, em nome do Governo do Estado do Ceará e da Reitoria da URCA que solicitam a ilegalidade da greve docente da Universidade Regional, deferindo “multa diária de 100 mil reais contra o Sindicato, e de 15 mil reais contra a pessoa de cada dirigente da entidade“.


“A medida, jamais até então vista no Estado do Ceará desde a redemocratização, será respondida pelo Sindicato nos autos do processo. Explica-se que o direito de greve pertence à categoria, e não a uma entidade ou burocracia sindical. Não temos poderes para deflagrar greve nem para pôr fim a ela. Só a categoria reunida em Assembleia Geral, tem poderes para tanto”, destacou o SINDURCA em nota publicada nas redes sociais.


Em entrevista, o professor e membro do SINDURCA, Fernando Castelo Branco, reiterou “indignação” com o Governo do Estado e a Reitoria da URCA, visto a solicitação de multa alegando crime de desobediência dos docentes. “Nós não temos o poder, enquanto entidade sindical, enquanto diretores do Sindicato, para colocar fim à greve ou para começar uma greve. A greve começa e a greve termina em assembleia geral docente“, pontuou o profissional.


Vale destacar que a greve foi deflagrada durante assembleia geral ocorrida no último dia 27 de março. “Nós queremos negociar com o Governo do Estado, mas uma negociação só é possível se houver igualdade entre as partes“, explica Fernando.


Em nota, o SINDURCA salienta que a “Greve Docente da URCA continua obedecendo à manutenção de 30% das atividades docentes essenciais à prestação de serviço público indispensável e inadiável, de acordo com o calendário de mobilização estabelecido pelo Comando de Greve“.


Fonte: Site Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário