segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Novas vagas atraem procura por concurso público no Ceará

Candidatos assistem atentamente às aulas em pleno fim de semana nos cursinhos, abdicando do lazer e do convívio familiar ( FOTO: CID BARBOSA )
01:00 · 28.08.2017 por Lucas Ribeiro / Patrício Lima - Repórteres
Assistir com frequência às aulas é condição fundamental para conseguir um bom aprendizado e tentar garantir uma vaga em disputa ( FOTO: HELENE SANTOS )
A conquista da aprovação em concurso público continua sendo sonho de muita gente. A divulgação recente de novos editais, como o da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o do Tribunal Regional do Trabalho, tem estimulado o aumento do número de estudantes em cursos preparatórios em Fortaleza. Os chamados "concurseiros" acreditam que a aprovação lhes darão a tão sonhada estabilidade financeira, já que os cargos possuem salários com valores atrativos. Para concluir esse objetivo, é essencial abdicar do lazer e ter bastante disposição para os estudos.
O empenho e o apoio da família e de amigos também são fundamentais para a conquista da vaga. Em outros casos, até o sacrifício de largar o emprego e apostar todas as fichas em busca do cargo público. Foi o caso da estudante Neusiane Mesquita, que está há um ano se preparando para o concurso de agente penitenciário no Ceará, marcado para 1º de outubro.
"Resolvi deixar o emprego para me dedicar aos estudos. Já havia feito o concurso da PM, mas não consegui aprovação. O maior desafio é passar o ano inteiro estudando e deixar o lazer de lado. Estou no momento final da preparação e espero me dar bem. E mesmo que não passe, irei continuar tentando até passar", destaca ela.
Além da estabilidade
Quem também almeja vaga no sistema penitenciário é Samara Diógenes. Aos 38 anos, ela é professora de Educação Física em escola profissionalizante no Eusébio, nos turnos manhã e tarde, totalizando 200 horas no mês. À noite, nada de tempo livre: trabalha dando aula de natação.
Para estudar, tem o fim de semana, tempo que dedica inteiro às apostilas e aos exercícios para o teste de aptidão física. O desejo pela vaga ultrapassa o limiar da estabilidade e esbarra na meta de ser agente penitenciária para participar da reeducação de internos.
"É algo que almejo para minha vida. Além das funções primordiais de uma agente, quero levar meu trabalho para as unidades, seja com ginástica laboral ou combatendo a obesidade e o sedentarismo. Quero ser parte da ressocialização", diz, incentivada por trabalho que realizou como educadora física na Cadeia Pública de Maranguape e no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II, há três anos.
Segredo
Já o contador Wendson Torres, mesmo sendo recém-aprovado em primeiro lugar no concurso da Caixa, resolveu continuar os estudos e frequentar cursos preparatórios. Ele destaca que o segredo é não esperar o edital sair para começar a estudar. "Muita gente deixa para iniciar os estudos apenas quando sai o edital. É um risco grande porque logo em seguida já é a prova e o tempo de preparação diminui".
Ele conta ainda que a disciplina é imprescindível para conquistar o êxito nos concursos públicos. "Encaro os estudos como se fosse trabalho, com horários regrados e metas. No fim, a gente se acostuma. Acabo tirando o domingo para descansar. Isso quando o edital do concurso ainda não saiu", complementa o estudante, que está se preparando para o TRT-CE.
Preparação
O professor Airton Freitas, que leciona há três anos em curso no bairro José Bonifácio, acredita que o estudante que busca o êxito deve "estudar até passar, e não para passar", e cita três pilares como essenciais no processo da aprovação: renúncia, motivação e técnica de estudo.
"Você tem que se imaginar como um servidor público, não pode nunca perder o cargo de vista", comenta Airton, que garante: "o acúmulo do conhecimento que você agrega até a data da prova é mais importante do que simplesmente saber de determinados assuntos". Quanto à renúncia, a estudante Nayara Conrado sabe bem como aplicá-la. "Abdiquei de tudo: igreja, família e passeios. Quero ajudar familiares e ter independência financeira", conta a jovem, que tenta concurso pela terceira vez.
Quando há edital aberto, os cursos funcionam de domingo a domingo, inclusive em feriados. Mas, apesar da renúncia do descanso e da forte sequência de estudos, os alunos são recompensados por um clima saudável de descontração de alguns professores na sala de aula.
Graziela Barros, professora de informática em curso preparatório, explica que estudar para concurso deve ser quase uma religião. "As salas estão lotadas porque todos estão em busca da estabilidade. Na minha disciplina, por exemplo, além da explicação do conteúdo do edital, focamos também na resolução de exercícios, que ajudam na fixação da matéria. Informática tem sido cada vez mais cobrada nos concursos porque é algo que está presente em todas as profissões", aponta.
Novas turmas
Mauro Henrique, coordenador de um curso preparatório no Centro de Fortaleza, revela que o número de alunos matriculados tem aumentado consideravelmente nos últimos meses. "São muitos concursos batendo na porta: Agente penitenciário, UFC, TRT, TRE, MPU, Detran e outros vários. Em nosso preparatório, são mais de 1.500 alunos matriculados e pretendemos abrir novas turmas em breve, de acordo com os editais que forem sendo liberados", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário