terça-feira, 28 de setembro de 2021

Coletivo Camaradas investe em cultura e urbanização na comunidade do Gesso


Canteiros, escadarias, corrimão, calçadas, oratório e terreiros culturais são intervenções urbanísticas e paisagísticas que estão sendo feitas na comunidade do Gesso, no Crato. A obra tem chamado a atenção de quem passa pela localidade pelo tamanho e a importância que tem para os moradores. A iniciativa partiu do Coletivo Camaradas, apos escutar a comunidade. A mão  de obra é da propria localidade. 

A intervenção visa contribuir para a mobilidade urbana  o cuidado comunitário, além amplia a área de plantio do Sítio Urbano do Gesso. 


Foi solicitada a Secretaria de Infraestrutura a instalação de postes de iluminação pública  no entorno da quadra do Gesso. 

O Coletivo Camaradas atua na comunidade desde 2007 e nos últimos anos vem provocando debates sobre o direito à  cidade. Em 2018,  a organização entregou ao prefeito Zé Ailton abaixo-assinado com uma série de demandas sobre urbanização.


A previsão é que as obras sejam concluídas até  essa semana. 

O investimento é fruto do projeto Território Criativo do Gesso aprovado no edital de Prêmio de Fomento de Cultura e Arte do Estado do Ceará, da Secult-CE, através da Lei Aldir Blanc. 

O exemplo do Coletivo Camaradas aponta caminhos para a criação de editais que relacionem cultura e direito à cidade. A ação do Camaradas possibilitará a integração comunitária e a continuidade do  desenvolvimento de atvidades artísticas e culturais. A intervenção beneficiará outras organizações como o Ponto de Cultura Paraíso  dos Caipiras, Museu e  Escola de Artes Raimunda de Canena, Terreiro do Mestre Roxinha, ONG Nova Vida e Scan. 

Moradores reivindicam 

Os moradores da  comunidade da comunidade  do Gesso tem reivindicado a poda de árvores e a colocação de postes de iluminação pública. Na rua Monsenhor Juviniano Barreto e a Horácio Jácome a situação é mais crítica, a escuridão tem feito parte do cotidiano da localidade. De acordo com os moradores já foram feitas várias solicitações a gestão municipal. Os moradores estão com abaixo assinado para encaminhar ao prefeito do Crato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário