terça-feira, 28 de setembro de 2021

Defesa Civil reconhece situação de emergência por estiagem em duas cidades do Ceará

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência por estiagem em duas cidades do Ceará. Foto: Jewison Cabral


O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência em Beberibe e Capistrano atingidas por conta da estiagem. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (28).


Em 13 de setembro, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Governo Federal, havia reconhecido situação de emergência em Cascavel, Independência e Santa Quitéria.


Segundo o MDR, o município de Comercinho, Minas Gerais, também sofre com a falta de chuvas. Já Dom Aquino, no Mato Grosso, e Morro Agudo, em São Paulo, foram atingidas por incêndios florestais.


Na Região Sul, por outro lado, foram registrados fortes vendavais em Jaguapitã, no Paraná, e chuvas de granizo na cidade de São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul. O fenômeno natural causa grandes prejuízos à agricultura, além de destruir a infraestrutura local. A Defesa Civil Nacional disponibilizou uma cartilha para orientar a população sobre como agir quando há ocorrência desse desastre natural.


Acesso a recursos

Com o reconhecimento federal, os municípios atingidos por desastres naturais podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.


De acordo com o órgão, a solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.


Alertas

A Defesa Civil Nacional possui um sistema de alerta de desastres naturais gratuito. Qualquer cidadão pode se cadastrar, enviando um SMS com o CEP de sua residência para: 40199. Os alertas são emitidos por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap).


Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário