sexta-feira, 22 de julho de 2016

Maioria dos partidos investe em candidaturas a vereador

Alexandre Pereira, presidente do PPS, disse que a sigla dará prioridade à disputa proporcional. Na Capital, quer eleger até três vereadores ( Foto: Lucas de Menezes )
A maioria dos partidos políticos com representação no Ceará tem como objetivo para o pleito de 2016 as disputas proporcionais, visto que não possuem estrutura para a eleição majoritária. Dirigentes entrevistados pelo Diário do Nordeste, porém, disseram que, apesar de investirem em candidatos para os parlamentos municipais, também devem lançar nomes para prefeito.
Em Fortaleza, por exemplo, somente oito partidos decidiram lançar pré-candidaturas para a disputa majoritária, enquanto que as demais siglas se apoiarão nos nomes colocados para tentar fazer o maior número possível de vereadores para a Câmara Municipal. Na capital cearense, só há postulações de oito siglas: PSTU, PRB, PR, PSB, PSOL, PT, PHS e PDT.
Até o momento, o PR, com Wagner Sousa encabeçando a chapa, recebeu os apoios de PMDB, PSDB e Solidariedade. O PSB, de Heitor Férrer, segue coligado com a Rede Sustentabilidade para a disputa, enquanto o PSOL, de João Alfredo, perdeu o apoio do PSTU, o qual lançará Francisco Gonzaga.
O PHS, com Tin Gomes, será apoiado por PRP e PMN, e o PT lançará, oficialmente, Luizianne Lins, indo sozinho para a disputa. O PRB segue com o nome do deputado federal Ronaldo Martins na disputa com uma chapa pura. Na Câmara Municipal de Fortaleza, que atualmente é composta por 21 partidos, somente cinco terão candidaturas confirmadas. Deste total, pelo menos 17 devem apoiar o atual prefeito Roberto Cláudio.
Interior
O PSOL, apesar de ter candidatura confirmada na Capital, deve se dedicar à disputa proporcional em outros municípios, conforme informou o deputado estadual Renato Roseno. Ele desistiu de disputar a Prefeitura para se dedicar às incursões no Interior do Estado, principalmente nas cidades de Caucaia, Juazeiro do Norte, Sobral, Senador Pompeu, Aracati, Quixelô e Crateús. Ao todo, nesta eleição, 26 municípios são visados pela legenda socialista, que atualmente possui apenas um vereador no Ceará.
Cerca de 200 pré-candidatos às câmaras municipais colocaram seus nomes na disputa deste ano - o maior número de postulantes ao legislativo municipal na história do PSOL no Estado. "O PSOL é um partido pequeno, de esquerda ideológica e só tem um vereador. Queremos sair de 2016 com um quadro mais positivo e, por isso, é muito importante investir no Interior, até porque os problemas de algumas cidades, muitas das vezes, são os mesmos da Capital".
Inserção
Pré-candidato no município de Jijoca de Jericoacoara, o deputado estadual João Jaime (DEM) afirmou que o Democratas pretende fortalecer a inserção do partido nas casas legislativas municipais e, por isso, vai investir cada vez mais nas disputas proporcionais. "Sou candidato em Jijoca, mas temos poucos candidatos majoritários. O partido está trabalhando para fazer o maior número de vereadores possível", afirmou.
Em Fortaleza, a sigla aguarda um posicionamento do presidente do partido, o deputado federal Moroni Torgan, que ainda não reuniu o grêmio para informar se vai ser candidato na Capital ou se apoiará um dos nomes colocados até aqui.
O presidente do PPS, Alexandre Pereira, afirmou que, no Interior, a sigla, hoje organizada em 130 municípios, terá candidaturas em 15 e dará prioridade às candidaturas proporcionais. Em Fortaleza, o partido vai apoiar a candidatura à reeleição do prefeito Roberto Cláudio e tem expectativa de eleger até três vereadores. A legenda, que vai para a disputa eleitoral sozinha, realiza a convenção no dia 30 de julho.
Toinho do Chapéu, presidente do PTN, afirmou que, em praticamente todos os municípios onde o partido disputará eleições, dará preferência à candidatura proporcional. Em apenas 10 cidades poderá ter candidatos a prefeito ou a vice-prefeito. No entanto, ele afirmou que não há nada certo sobre as postulações, uma vez que, até as convenções, muitos pré-candidatos podem desistir do pleito.
O presidente do PHS no Ceará, o deputado estadual Tin Gomes, que é pré-candidato a prefeito em Fortaleza, disse que o partido tem, atualmente, 30 vereadores e quer aumentar este número para 40. Por isso, a sigla irá para a disputa proporcional em 60 municípios. No entanto, o dirigente destacou que o objetivo da legenda é aumentar o número de diretórios no Ceará, não ampliando muito a quantidade de vereadores, mas preparando-se para a disputa de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário