terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Comitê da Seca apresenta balanço das ações realizadas em 2016


Portfolio SliderEm meio à expectativa da retomada da Transposição do São Francisco e das chuvas no último final de semana, o Comitê Integrado de Combate à Estiagem se reuniu nesta segunda-feira (19) para apresentar um balanço das atividades do colegiado e debater estratégias para o próximo ano. "Estamos encerrando o ano com uma perspectiva boa de quadra invernosa, embora com uma preocupação latente porque necessitamos de chuva acima da média para repormos os nossos reservatórios", alerta o secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira.
Mais de 1.800 poços profundos foram perfurados pelo Governo do Estado apenas neste ano e a expectativa é de que o recorde seja mais uma vez ultrapassado com a chegada de mais 15 máquinas perfuratrizes em 2017. Além disso, a Operação Carro Pipa vem atendendo 137 municípios com pouco menos de 2 mil veículos para realizar esse serviço em todo Estado do Ceará. “Por ter sido um grande programa, ainda temos uma demanda de 90 mil de cisternas que foram solicitadas para que a gente universalize as cisternas de todas as famílias do meio rural do Ceará”, completa Dedé.
Por outro lado, a abertura de nova licitação em janeiro para conclusão do Eixo Norte da Transposição e a ausência do fenômeno La Niña, que sinaliza uma quadra invernosa favorável, são fatores que preocupam os técnicos do governo estadual. Caso não aja nenhum complicador, as água do São Francisco devem chegar somente em setembro no município Jati, mesmo período em que o El Niño, fenômeno inverso ao La Niña, deve voltar a se manifestar com vigor.
Participaram da última reunião extraordinária do Comitê da Seca, o supervisor de abastecimento d´água e esgotamento sanitário do Projeto São José, Fabrício Ximenes; o representante da Operação Carro Pipa, Cel. Claudemir Rangel; o gerente de saneamento rural da Cagece, Helder Cortez; o supervisor da unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz; o assessor da Presidência da Cogerh, Gianni Lima, além de vereadores e representantes de sete municípios cearenses.

Chuvas sazonais 
Ainda que as chuvas no último final de semana animem os produtores rurais em todo Estado, o fenômeno não possui qualquer relação com a quadra invernosa do próximo ano.
No último domingo (18), municípios do Vale do Jaguaribe, Inhamuns e Centro Sul receberam aportes de água significativops. A maior precipitação ocorreu em Icó, 102 milímetros, enquanto Solonópole registrou 78 milímetros e Tauá 50 milímetros.
"As chuvas de dezembro fazem parte da atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, mas não garante ainda uma quadra chuvosa acima da média histórica a partir de janeiro de 2017", explica Raul Fritz. 

Ainda assim, a previsão é de que nos próximos cinco dias mais chuvas devam atingir todo o Estado do Ceará. O final deste ano e o início do próximo, no entanto, devem ser ensolarados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário