quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Tesouros da fé e da natureza


sd
Museu de Paleontologia é um dos pontos mais visitados de Santana do Cariri. Em Nova Olinda, a oficina de Seu Espedito Seleiro mostra a arte do Mestre da Cultura ( Fotos: Elizângela Santos )
O turismo rural, cultural, de ecoaventura e científico encontram espaço em uma mesma região do Ceará: o Cariri, terra de riquezas naturais, da fé no Padre Cícero e do Geopark Araripe[1], o primeiro das Américas reconhecido pela Unesco.
Leia também:
Estendendo-se pela área de seis municípios cearenses: Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri, o Geopark apresenta vasto patrimônio geológico e paleontológico.[/1] Também contém a principal jazida de fósseis cretáceos do Brasil, incluindo a maior concentração de vestígios de pterossauros, além de 20 ordens de insetos fossilizados, com idade aproximada 110 milhões de anos.
Além de contar com o Geopark, a região é privilegiada no que diz respeito à localização, pois faz divisa com três estados: Piauí, Pernambuco e Paraíba. Seus municípios têm em média uma distância de 700 Km referente às principais capitais nordestinas. 
Também possui atrativos naturais e culturais de imensa importância como seus museus, sítios mitológicos, projetos sociais e uma rica culinária e artesanato. Com tanto potencial, o Cariri cearense ganhou uma rota turística em franca expansão. 
Religiosidade
Juazeiro do Norte é a segunda maior cidade do Ceará e é um dos destinos religiosos mais conhecidos do Brasil. Está situada a 533km de Fortaleza e recebe, todos os anos, milhões de romeiros para as festas em homenagem ao Padre Cícero, considerado santo pelos fiéis.
A partir de Juazeiro é possível se deslocar facilmente para Barbalha e Crato. Antes, no entanto, vale a pena uma visita à Colina do Horto, onde foi erguida a grande estátua do “Padim”.
Outros pontos turísticos obrigatórios para quem deseja conhecer a cultura da região são o Memorial e Museu do Padre Cícero e o Centro Cultural Mestre Noza onde mais de 120 artesãos expõem suas obras.
Em Nova Olinda, o Memorial do Homem Kariri chama atenção por expor o acervo arqueológico e mitológico da Chapada do Araripe, através de artefatos, fotografias e lendas ilustradas pelas crianças. Na cidade também fica a oficina de Seu Espedito Seleiro, artesão e Mestre da Cultura, cujo trabalho na fabricação de peças de couro tornou-se referência nacional.
Paleontologia e Euroville
Santana do Cariri é conhecida como a cidade dos dinossauros. Seu Museu de Paleontologia reúne mais de 750 peças datadas do período cretáceo, 65 milhões de anos atrás. Outra atração é a Euroville, rua com casas de vários países do mundo. Tem até a torre Eiffel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário