segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Caririense é aprovado em seleção para doutorado na Universidade de Rochester nos Estados Unidos


Alberto Jônatas Bezerra Rosal, 23 anos, foi aprovado recentemente na seleção para cursar doutorado na Universidade de Rochester, em New York, Estados Unidos.


Em entrevista virtual ao repórter Ivan Silva, o caririense, natural de Várzea Alegre, contou que no processo seletivo foram avaliados o seu currículo, suas notas da graduação e do mestrado, o perfil profissional e ainda foi realizada uma entrevista.


“No exterior, o doutorado é visto como um emprego formal, então o processo seletivo é muito parecido com um concurso”, completou.


Jônatas conta que, por se tratar de uma universidade com relevância internacional, o candidato acaba competindo com pessoas do mundo todo.


“O processo de seleção é bem rigoroso e toma muito tempo e energia, e devo agradecer a minha família por toda a ajuda e suporte que eles me dão. Em especial, eu tenho que agradecer a minha mulher Ana Paula, que luta as minhas lutas comigo, a meus pais por todo o apoio, a minha irmã Rafaela e meu cunhado Daniel por toda a força que eles me deram. Todos eles foram essenciais na minha jornada e eu sou muito grato por tudo”, disse.


O programa de doutorado possui uma duração de cerca de 5 anos e Jônatas Bezerra irá desenvolver pesquisa e também dar aulas para alunos de graduação. Seu principal foco é atuar na área da física quântica, trabalhando em problemas fundamentais e aplicados. O início possui uma data flexível, onde começará entre junho e agosto deste ano.


A University of Rochester, universidade privada, possui uma intensa atuação internacional no desenvolvimento de pesquisa e novas tecnologias quânticas. O jovem conta que se interessou pela instituição porque gostaria de iniciar sua carreira internacional em uma entidade com forte impacto em pesquisa e por ela possuir destaque internacional no estudo e desenvolvimento de pesquisas nas áreas de física quântica e informação quântica.


“Sabendo que essa universidade estava alinhada com meus interesses acadêmicos e profissionais, eu fiquei muito motivado a obter uma posição de doutorado com eles. Em dezembro eu me inscrevi no processo seletivo de doutorado deles, e agora estou muito feliz por ter sido aceito no programa”, destacou.


Filho de Alberto Joaquim e Silvia Helena, do bairro Sanharol, Jônatas Bezerra fez o ensino médio no Instituto Federal do Crato. Em seguida, fez a graduação no Instituto de Física da USP, onde concluiu a faculdade com o melhor desempenho acadêmico da sua turma, sendo aprovado em mais de cinco programas de mestrado, incluindo as universidades Unicamp, Unesp e USP. Ele optou pela USP, iniciando o mestrado no início de 2023.


Fonte: Várzea Alegre Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário