quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Ceará, Bahia e Pernambuco: Carrefour deixa “vácuo” e redes de supermercados regionais avançam


O encerramento das operações do Carrefour em algumas cidades do Nordeste abriu espaço para o crescimento de empreendimentos regionais.


No Ceará, o Grupo Mateus negocia com a varejista para aquisição de lojas em Fortaleza. Ao todo, a rede atacadista já soma 12 lojas em todo o Estado. Em 2022, o Grupo comprou 10 lojas que pertenciam ao Grupo Big, após a incorporação da operação ao Carrefour Brasil. O Grupo Carrefour Brasil opera 11 unidades na capital cearense, com as bandeiras Carrefour, Atacadão e Sam’s Club.


A companhia Novo Acaterejo também cresceu com o queda da multinacional francesa. No final de 2023, a empresa adquiriu duas lojas – uma em Garanhuns (PE) e outra em Campina Grande (PB) – que pertenciam ao Grupo Carrefour Brasil. Em nota, o Novo Atacarejo afirmou que “essa compra faz parte do plano de expansão do grupo”, e não informou o investimento.


Em 2023, a rede Hiperideal inaugurou três lojas na Bahia, sendo que duas eram ocupados pelo Big, do Carrefour. Ela ainda decidiu expandir para Portugal e colocar em prática sua estratégia de crescimento. Com 25 lojas, a varejista tem com foco no consumidor das classes A e B e domina os bairros nobres de Salvador, com lojas que ficam a uma distância curta entre uma e outra, dificultando a entrada de competidores.


Carrefour em declínio


O fechamento das unidades BIG resulta na necessidade do grupo Carrefour impulsionar os resultados financeiros no Brasil. Após a aquisição do Grupo BIG em 2021, aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (CADE) em 2022, o grupo varejista viu a necessidade de reestruturar suas operações. A alternativa encontrada foi fechar as unidades deficitárias e acelerar a conversão dos hipermercados em outras bandeiras da empresa, como o Atacadão.


No terceiro trimestre de 2023 o Grupo apresentou uma uma queda de 17,4% em relação ao mesmo período de 2022. Sem o ajuste, o lucro líquido consolidado é de R$ 132 milhões, uma queda de 59,1% em relação ao terceiro trimestre de 2022.


Fonte: Focus

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