quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Longa-metragem sobre Santa Rita será exibido hoje para devotos

A devoção à copadroeira do município começou em 1917, com o cumprimento de uma promessa do então vigário da Paróquia de Redenção
Redenção. Uma das festividades católicas mais tradicionais no Ceará, a novena de Santa Rita, realizada desde 1917, nesta cidade, terra da abolição da escravatura, receberá um presente muito especial na noite desta quinta-feira (10). Os devotos da Santa das Causas Impossíveis assistirão ao longa-metragem "Rita de Redenção". O filme, dirigido pelo cineasta Cássio Araújo, tem como pano de fundo os festejos de Santa Rita, que acontecem há quase um século, envolvendo milhares de fiéis, sendo a maior manifestação popular da região.
Segundo o cineasta, "Rita de Redenção" foca na devoção dos fiéis e no novenário dedicado à Santa, que acontece anualmente nesta cidade, no mês de setembro. Além da celebração religiosa, o roteiro inclui aspectos da vida de Santa Rita. "Ela nasceu em Roccaporena, na Itália, a seis quilômetros da cidade de Cássia, em 1381. Nesta cidade casou e ficou e viúva. Depois entrou para o convento. Dos 40 aos 76 anos, viveu reclusa. Foi humilhada no convento e obrigada a aguar todos os dias uma parreira morta, que depois de muitos anos voltou a florescer. A obediência é considerada sua grande virtude", explicou.
Juntamente com a diretora de fotografia, Jane Malaquias, o diretor da produção cinematográfica esteve nas cidades de Roccaponera e em Cássia, onde filmaram em locais nos quais a santa viveu. Assim, os devotos e o público conhecerão a terra da santa. As imagens complementam a produção que tem trilha sonora de João Mamulengo. A música tema do filme, "Perfume de Deus", é interpretada pelos consagrados cantores cearenses Fagner e Amelinha.
Ao iniciar a produção, em 2012, apesar de conhecer a história religiosa da sua terra natal, Redenção, Cássio Araújo fez uma minuciosa pesquisa sobre a origem dos festejos.
A ligação de Santa Rita com o Município de Redenção começa em 1915 com o padre Luiz Rocha, vigário da Paróquia de Redenção na época, quando viajou a Cássia, na Itália, encontrou-se em um desconforto para retornar por ter perdido o seu passaporte e fez uma promessa à Santa Rita que, se encontrasse o documento, faria uma capela em sua homenagem numa montanha em Redenção.
As preces do pároco foram atendidas e ele cumpriu a promessa, retornando da Itália com uma imagem da santa. Pouco tempo depois a capela foi erguida, em 1917, no Alto de Santa Rita, quando, a partir de então, iniciou-se a devoção.
A imagem guardada na capela, sai todos os anos, na segunda quinzena de setembro, em procissão para a igreja Matriz da Imaculada Conceição, onde é realizado o novenário. Uma multidão acompanha o cortejo. Devotos que moram em outras cidades do Ceará e até de outros Estados retornam à terra natal para participarem da festa e rever os familiares.
Segundo representantes da Paróquia de Redenção, neste ano o novenário será realizado entre os dias 10 e 20 de setembro. Haverá procissão na abertura e no enceramento. A celebração supera a devoção à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, o que motivou Cássio Araújo a expô-la por meio da sétima arte. Agora, o povo de Redenção terá a oportunidade de assistir a sua própria história de fé e devoção a Santa Rita.
O longa-metragem terá sua primeira exibição pública às 20 horas, na Praça da Matriz, logo após o hasteamento da bandeira da copadroeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário