terça-feira, 20 de agosto de 2019

Alunos do IFCE Juazeiro querem desistir do ensino superior por falta de intérprete de Libras

Há um movimento no IFCE (Instituto Federal de Ciência Educação e Tecnologia do Ceará) de Juazeiro que reivindica um intérprete de Libras na instituição. Pais de quatro alunos surdos organizam uma visita ao Ministério Público nesta quarta (21), temendo que os filhos desistam da formação superior.

Maria Gerlânia Alves é mãe de Silas Alves da Silva, de 18 anos, que mora no distrito de Ponta da Serra, em Crato. O jovem teve aulas com intérprete de Libras entre a 5ª série do Ensino Fundamental até o fim do Ensino Médio no colégio municipal José Valdivino de Brito.

Ela diz que o filho pensa em desistir do curso de Educação Física já no 1º semestre por encontrar dificuldades em assimilar o conteúdo. Desde março Silas e mais três colegas na mesma condição assistem aulas sem que haja um tradutor.

Em um vídeo postado no YouTube nesta segunda-feira (20), o aluno Robison Gonçalves pede ajuda através da língua de sinais e convoca amigos para ir até a sede do MPCE, em Juazeiro do Norte. A campanha vai pedir celeridade na contratação do profissional.



“Quero no futuro ser professor de crianças surdas ou ouvintes [...] todavia tenho passado por grandes dificuldades. A falta de tradutores/intérpretes de libras tem me causado percas acadêmicas”, explicou Robison no vídeo publicado.

Em conversa por telefone com o Miséria, o Diretor Geral do IFCE Guilherme Lacerda diz que a instituição recebeu recentemente a autorização do Ministério da Educação (MEC) para abrir seleção de intérprete.

"A gente reconhece que o impacto disso atrapalha na intelectualidade, na ascensão intelectual desses alunos, a gente se preocupa, tem inúmeros ofícios nossos solicitando à reitoria e a reitoria solicita ao Ministério", conta.

Guilherme explica que a vaga é gerida pelo MEC e por isso há um processo burocrático maior envolvido. Ainda de acordo com o diretor, havia o intérprete até março deste ano, mas o profissional deixou a vaga ao mudar de cidade, ocorrendo a vacância.

Ainda não há data fixada para o lançamento de um novo edital, que segundo a instituição está em fase de construção e deve ser publicado no final de setembro.

Fonte: Site Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário