terça-feira, 26 de março de 2024

Cearense que criou conservante natural à base de mandacaru e cera de carnaúba vence prêmio nacional


O professor Eduardo Oyama e a sua aluna Gabrielle Rodrigues foram vencedores na categoria de Ciências Agrárias na Feira Brasileira de Ciências e Engenharias (Febrace), que acontece na Universidade de São Paulo (USP), por um projeto que utiliza o mandacaru e a cera de carnaúba para revestir os alimentos e conservá-los. Além disso, eles também receberam mais seis premiações e irão representar o Brasil na REGENERON ISEF, maior feira de ciências no mundo, que acontecerá no mês de maio em Los Angeles, Estados Unidos.


“Eu percebi que havia um problema muito grande no Brasil, que a questão do desperdício de alimentos. Ela tá totalmente relacionada à questão da insegurança alimentar”, afirma Gabrielle, ex-aluna da escola Luiz Girão, em Maranguape. Ela conta que decidiu entrar na área de pesquisa em conservação de alimentos, por acreditar que seria uma forma de diminuir esse problema.


“O mandacaru e a carnaúba têm propriedades antioxidantes, antifúngicas, antimicrobianas e são altamente biodegradáveis, então a escolha foi por conta dessas propriedades conservativas e, também, por serem duas espécies de baixo custo aqui na região”, explica.


Após passar pelas fases que a levaram para a maior Feira de Ciências do Brasil, Gabrielle conta que não esperava ganhar o prêmio. “Não esperava, eu fui lá porque eu queria conhecer projetos, queria conhecer, trocar experiências, queria sentir a experiência da iniciação científica, conhecer alunos… Trocar informações”, indica.


Após ganhar sete categorias, ela comenta que quer inspirar as demais alunas do estado do Ceará. Ela declara que a iniciação científica muda vidas, como a dela, por exemplo.


Ela narra ainda que está empolgada para ir aos Estados Unidos. ”Acho que todo mundo pode ter certeza, principalmente aqui do Ceará, é que eu vou sair daqui e vou dar tudo de mim. Quero que o mundo conheça a educação no Ceará”, finaliza.


Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário