quarta-feira, 27 de março de 2024

Remédios mais caros: reajuste de 4,5% deve entrar em vigor a partir de 1° de abril


O governo federal deve anunciar um aumento de 4,5% no preço dos medicamentos até o fim do mês. Essa é a projeção feita pela indústria farmacêutica.


A taxa de reajuste deve ser oficializada pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) ainda nesta semana. A expectativa é que o anúncio seja feito até quinta-feira (28). Caso confirmado, o aumento entrará em vigor a partir do dia 1º de abril.


Este reajuste, um evento anual, é calculado levando em consideração a inflação do período, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em fevereiro, o IPCA acumulado dos últimos 12 meses registrou um aumento de 4,5%.


A Cmed definiu outros índices utilizados no cálculo, como a produtividade do índice farmacêutico, custos de produção não refletidos pelo IPCA e promoção da concorrência no setor, todos estabelecidos em zero para este ano. Diferentemente de anos anteriores, não haverá distinção de aumento em três faixas (mercado mais competitivo, moderadamente concentrado e muito competitivo).


Após a publicação da resolução da Cmed no Diário Oficial da União, o aumento deve entrar em vigor em 1º de abril. No entanto, é importante ressaltar que o reajuste não é imediato, pois sua implementação depende de cada farmácia e indústria farmacêutica.


Com informações do Portal R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário