quarta-feira, 27 de março de 2024

Em assembleia realizada nesta quarta (27), professores da URCA deflagram greve


Professores da Universidade Regional do Cariri (Urca) deflagraram greve da categoria nesta quarta-feira (27 de março de 2024). A assembleia dos docentes ocorreu no Campus Pimenta, na cidade do Crato. 


De acordo com o professor Fernando Castelo Branco, vice-presidente do Sindicato dos Docentes da Universidade Regional do Cariri (SINDURCA), a greve está marcada para iniciar na próxima semana, dia 4 de abril. 


“Hoje (27/03) foi deflagrada a greve dos docentes da Universidade Regional do Cariri, com a paralisação marcada para o dia 4 de abril”. O docente acrescenta que a greve não é específica da Urca, mas sim do Serviço Público do Estado, considerando-a como uma greve unificada da educação.


“Estamos mobilizando toda a categoria para uma greve que não é apenas da Urca, mas, sim, do Serviço Público do Estado do Ceará. Uma greve unificada da educação. Hoje a UECE (Universidade Estadual do Ceará) também estará realizando a sua assembleia para deflagrar a greve. A UVA (Universidade Estadual do Vale do Acaraú) também irá fazer sua assembleia brevemente”, acrescentou Fernando. 


Uma das principais reivindicações da categoria, a nível estadual, é que desde 2023, segundo Fernando Castelo Branco, o Governo Estadual tem desrespeitado toda categoria ao encenar na Mesa de Negociação Permanente (MENP) um acordo e, simultaneamente, anunciar um índice de reajuste salarial de 5,62%, muito inferior às perdas da categoria, que acumula para mais de 37%, durante os últimos nove anos. 


“Estamos em negociação desde maio de 2023 e até o momento não fomos recebidos pelo Governador Elmano de Freitas. Queremos uma oportunidade para encontrar o governador e entregar a pauta de várias categorias. Covardemente, tanto o Governador Elmano quanto Camilo Santana, deixaram de nos receber no último final de semana para receber as nossas reivindicações”, comentou o vice-presidente o SINDURCA. 


Com a greve, a categoria espera a reabertura do canal de negociação com o Governo do Estado, com uma contraproposta que seja negociável.


Fonte: Site Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário