domingo, 24 de março de 2024

Data Magna: entenda feriado em homenagem ao pioneirismo do Ceará na abolição da escravidão


O Ceará comemora, nesta segunda-feira (25 de março de 2024), o feriado da Data Magna. Mas o que significa o dia? A data lembra a abolição de escravizados no estado. O Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão, em 25 de março de 1884.


Um ano antes, no dia 1º de janeiro de 1883, a Vila do Acarape, atual município de Redenção, a 55 km de Fortaleza, libertou os povos escravizados.


A proposta de criar um feriado para lembrar a data é de autoria do deputado Lula Morais, como forma de celebrar o pioneirismo do estado.


O feriado, que vale em todo o estado, foi aprovado na Assembleia Legislativa em 1º de dezembro de 2011, sendo promulgada e publicada no Diário Oficial do Estado em 6 de dezembro do mesmo ano.


Museu relembra escravidão

O Museu Senzala Negro Liberto fica em Redenção, primeiro município do Ceará a abolir a escravidão. O equipamento tenta ressignificar um espaço anteriormente utilizado para opressão dos escravos.


Dividido entre casa-grande, engenho e senzala, as paredes resgatam a história da escravidão no estado, na cidade pioneira da libertação dos negros. O museu começou a funcionar nos moldes atuais em 2003, no Sítio Livramento.


Atualmente, a estrutura tanto da senzala quanto da casa-grande continuam preservadas, e os funcionários fazem o trabalho de resgate da história para os visitantes que vão desde estudantes, universitários a turistas do mundo todo.


O museu funciona diariamente, de 8 às 16h. Não precisa de agendamento prévio para conhecer o espaço.


Fonte: g1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário