terça-feira, 26 de março de 2024

Mortalidade infantil tem redução histórica no Cariri


Os casos de mortalidade infantil no Cariri estão em queda progressiva nos últimos 10 anos. O ano de 2023 foi o que registrou menos óbitos de crianças menores de um ano, desde 2013. Dez anos atrás, 340 bebês morreram na região. Desde então, a quantidade de mortes tem diminuído até o patamar de 201 casos, no ano passado. Entre as principais causas estão complicações da placenta, do cordão umbilical e de membranas, afecções maternas e hipóxia intra-uterina, que ocorre quando o bebê recebe uma quantidade inadequada de oxigênio durante a gestação.


Em 2023, o número de 147 óbitos no Cariri representou 11% do total de 1.319 casos em todo o Ceará. O triângulo formado por Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha soma 70 ocorrências, perfazendo 48% das mortes de bebês na região. Juazeiro do Norte é a cidade com maior número de casos: 48, considerando estatísticas relativas ao município de residência. 


Na sequência estão Crato, com 17, e quatro cidades com sete óbitos infantis cada: Brejo Santo, Caririaçu, Mauriti e Missão Velha. Sete cidades não tiveram óbitos de bebês com menos de um ano de vida  no ano passado: Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Assaré, Granjeiro, Lavras da Mangabeira e Penaforte.


A redução de óbitos é resultado de ações de assistência desenvolvidas nos municípios. Elas se estendem do período gestacional até o nascimento e desenvolvimento da criança. Entre as ações citadas pela Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte estão o pré-natal precoce e o pré-natal de alto risco, “que acompanham toda a gravidez da mulher, assegurando suas consultas médicas, vacinações, consultas odontológicas, entre outros”.  As gestantes são acompanhadas por equipes de Estratégia de Saúde da Família, nas Unidades Básicas de Saúde. Após o nascimento, são desenvolvidas medidas de incentivo ao aleitamento materno, “principal fonte de alimentação do bebê, nos seus primeiros meses de vida, contribuindo para o seu fortalecimento”.


Fonte: Jornal do Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário