sexta-feira, 22 de março de 2024

Coleta de lixo em caçambas é alvo críticas na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte


A limpeza pública de Juazeiro do Norte pautou os debates na Câmara Municipal, nessa quinta-feira (21 de março de 2024). Em sessão plenária, vereadores fizeram denúncias sobre o serviço emergencial realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), depois de a Justiça suspender o contrato com a MM Locações.


Após a decisão judicial, o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) decretou estado de emergência administrativa, o que permite a dispensa de licitação para a contratação de uma nova empresa. Até a conclusão desse processo, o município passou a realizar a coleta de forma paliativa, utilizando caçambas.


Na Câmara, vereadores do grupo de oposição apontaram irregularidades no serviço emergencial. Márcio Joias (União Brasil) divulgou vídeos que mostram coletores pendurados em caçambas, com risco iminente de se envolver em um acidente.


“Eles [Semasp] colocaram várias caçambas para fazer a limpeza da cidade. [Os garis] não têm fardamento, não tem EPIs, garis pendurados nas caçambas, pulando em cima, indo junto com o lixo”, disse o vereador, que ainda cobrou uma fiscalização por parte do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).


O líder do governo, vereador Rafael Cearense (Podemos), por outro lado, reconheceu os problemas, mas justificou que a utilização de caçambas é uma medida paliativa para “não deixar a cidade numa fedentina”. Segundo ele, o serviço deve ser normalizado até a próxima terça-feira (26).


“O prefeito não pode contratar caminhões compactadores sem fazer uma dispensa de licitação. É um paliativo, é uma forma que não é legal, mas é a única forma que o município tem nesse momento para retirar o lixo da cidade. Se não fosse feito nada, nós estaríamos vivendo um caos”, esclareceu.


Com informações do Site Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário