domingo, 29 de novembro de 2020

Mais de 18 mil profissionais de saúde foram diagnosticados com Covid-19 no Ceará

(Foto: Fabiane de Paula)

Dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) apontam que mais de 18 mil profissionais da saúde foram diagnosticados com Covid-19 no Ceará. Ao todo, 18.058 apresentaram a doença desde o início da pandemia, de acordo com a plataforma IntegraSUS, atualizada às 18h15 deste sábado (28).


O IntegraSUS aponta que há 1.053 casos em investigação e já foram realizados 86.744 testes para o diagnóstico. Conforme a plataforma, 17.665 profissionais se recuperaram da doença e 39 vieram a óbito desde o início da pandemia.


Em todo o estado, o número total de infecções é de 299.590 e 249.570 pessoas se recuperaram da doença. No entanto, 9.607 vieram a óbito por complicações da Covid-19.


Para Mara Tavares, diretora do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cerest/CE), esse número é expressivo, apesar de representar apenas 7% das notificações. “Isso porque existe um sub-registro, mas é um número de muita magnitude e mostra o reflexo da exposição desses trabalhadores e de todo o contexto em que estão inseridos”. 

 

Profissionais

Segundo o IntegraSUS, técnicos ou auxiliares em Enfermagem lideram o número de infecções, ao todo são 4.568 diagnósticos. Em segundo lugar, estão os enfermeiros com 2.290 confirmações. 

 

Em seguida estão os agentes comunitários, com 1.610 casos. Já em quarto lugar, aparecem os médicos com 1.541 ocorrências. Estes, no entanto, lideram o número de óbitos pela doença: 11 até o momento. 

 

Com os dados, é possível desenvolver estratégias para evitar o avanço do vírus entre as categorias. "Fazemos o monitoramento diariamente desses dados, que revelam que os profissionais de saúde são os mais afetados, já que estão atuando diretamente com isso”, afirma Mara. 

 

Entre as estratégias, Mara cita uma nota técnica que orienta exatamente acerca do ambiente de trabalho: a importância do uso dos equipamentos de proteção individuais e coletivos; desparamentação guiada e acompanhamento da saúde mental dos trabalhadores. 

 

Nos municípios

Entre os municípios cearenses, Fortaleza lidera o número de confirmações e de mortes entre os agentes de saúde, com 6.893 casos e 16 óbitos. No ranking, aparecem em seguida Sobral (831), Caucaia (711), Juazeiro do Norte (538) e Crato (387). 

 

Com relação ao número de óbitos, os munícipios Crato, Caucaia, Iguatu, Itapipoca e Santana do Acaraú notificaram duas mortes cada. Enquanto Maracanaú, Horizonte, Tabuleiro do Norte, Jaguaretama, Amontada, Aquiraz, São Benedito, Redenção, Umirim, Ocara, Tamboril, Pereiro e Baturité apresentaram uma cada.

Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário