sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Prefeitura de Juazeiro do Norte realiza entrega de cadeiras de rodas e de banho

(Foto: Reginaldo Zurlo)

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na última quinta-feira (27) a entrega de 26 cadeiras de rodas e de 10 cadeiras de banho para pacientes que haviam solicitado. Na ocasião, a secretária de Saúde do Município, Francimones Albuquerque, dialogou com os responsáveis e cuidadores que foram receber os itens.

A secretária explicou o processo burocrático, como a licitação para a contratação da empresa que está fornecendo as cadeiras. Explicou ainda que não se trata de doação, mas sim de cessão do uso, ou seja, outras pessoas poderão utilizar as cadeiras posteriormente, sendo necessário a conservação e bom uso das mesmas. No ato de entrega, cada responsável assinou um termo de recebimento.

O lavrador Ivanio da Silva recebeu uma cadeira de rodas para a enteada, que tem paralisia cerebral. Ele acredita que agora a qualidade de vida dela irá melhorar. “Pelo menos ela vai poder se locomover mais, vai passear. Sem a cadeira de rodas a gente usa cadeira de macarrão de balanço e agora que tem vai facilitar bastante. Estou muito satisfeito, é gratificante”, afirmou.

Já a dona de casa Maroni Carlos recebeu uma cadeira de banho para o pai que sofreu um AVC e está com o lado direito paralisado. “Vai melhorar muita coisa, porque nós vamos poder levar ele para a calçada, para a sala. Ele fica mais tempo em uma cama. Será de grande ajuda. Estão todos de parabéns pela atenção imensa”, relatou.

“É um serviço que a Secretaria de Saúde entrega hoje à população que a gente sabe que vai qualificar a vida dessas pessoas, os cuidadores principalmente, que não tinham como dar banho, como locomover dentro de casa. A gestão tem a preocupação em promover a qualidade de vida dessas pessoas que ficam restritas ao leito dos seus domicílios. Temos todo o interesse de atender muito mais e melhor a essa população”, afirmou a secretária Francimones.

Órteses e próteses
Além das cadeiras de rodas e de banho, a Secretaria de Saúde já entregou, em 2018, 862 óculos. Desde 2017 até hoje, foram entregues 125 aparelhos auditivos. Já foi realizado o pedido de 13 órteses, como botas, muletas, bengalas, coletes, e andadores e de 14 próteses para perna. Alguns pacientes estão em fase de tirar as medidas para a confecção das peças e outros já começaram a receber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário