terça-feira, 2 de março de 2021

Prefeitura do Crato realiza limpeza no Canal da Rua DH


A Prefeitura Municipal do Crato, por meio das Secretarias de Infraestrutura e de Serviços Públicos, tem atuado na limpeza e desobstrução dos canais de águas pluviais do município, além de atuar na vistoria de imóveis comprometidos pelas fortes chuvas, de modo a garantir a segurança da população. As ações preventivas e emergenciais chegaram à Rua DH, no bairro Gisélia Pinheiro (Batateiras), nesta segunda-feira, 01, um trabalho em conjunto entre as Secretarias e a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC) para retirar o esgoto e os resíduos que obstruem a galeria fechada que passa pela rua.

Na localidade segue curso um canal, conhecido pela população como Riacho do Bode, que corta o bairro Gisélia Pinheiro e passa submerso sob a rua DH, em uma galeria fechada de águas pluviais, construída há mais de vinte anos. Durante a chuva, o lixo e entulhos depositados, de maneira irregular, nas margens do riacho provocam o entupimento da galeria prejudicando o escoamento das águas que, consequentemente, invadem as residências.

Desde janeiro, a pasta de Serviços Públicos tem atuado na limpeza preventiva e retirada da vegetação no início da rua DH, onde começa a galeria. Mas para a limpeza dentro do canal, se faz necessário a abertura de novas janelas de acesso, uma obra mais complexa que já vem sido estudada pela Gestão Municipal.

Para solucionar a situação, a Seinfra tem feito estudo técnico para viabilizar a reconstrução e adequação desta obra. De acordo com o Secretário, Italo Samuel Dantas, está em processo de licitação a contratação de uma empresa responsável pela manutenção viária, serviço necessário na Rua DH. "Hoje estamos trabalhando de maneira emergencial de forma a garantir que os moradores não fiquem prejudicados por causa da água da chuva. A gente está fazendo o possível para que a empresa a ser contratada, tenha menos dificuldade e mais agilidade para fazer o serviço", destaca o Secretário.

Assistência às famílias

Após vistoria da Defesa Civil, a equipe de Assistentes Sociais do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Solon Pinheiro, prestou atendimento para as famílias afetadas com a enchente. "Visitamos as vinte famílias afetadas com a enchente. E orientamos as famílias mais afetadas, onde há pessoas de grupo de risco, idosos e cadeirante a se cadastrarem no aluguel social. Apenas uma família quis o benefício", explica a Diretora do CRAS, Maria Lucia Saraiva (Lora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário