sábado, 30 de novembro de 2019

UBS em Juazeiro é ocupada e secretária de Saúde esclarece situação do equipamento

Na manhã deste sábado, dia 30, a Unidade Básica de Saúde (UBS), do Bairro Frei Damião, foi ocupada pelo Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos-MTD, Pastorais sociais, lideranças religiosas e sindicatos.

A finalidade da ação é revitalizar a UBS que há 3 anos está sem funcionamento.

A ocupação está com várias atividades, desde limpeza e revitalização do espaço da UBS, como as ações de solidariedade como consulta médica, corte de cabelo, oficinas para jovens e crianças e cinema de graça para a população.

O movimento exige que a municipalidade se reúna com a população do bairro para apontar uma solução, com prazos e metas para a reativação da Unidade Básica de Saúde.

Outro lado
A secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, através da titular da Pasta, a enfermeira Francimones Rolim, emitiu nota sobre a situação do equipamento:

Nota de Esclarecimento 
A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria da Saúde, informa que a Unidade Básica de Saúde Eduardo Grangeiro Fernandes, no bairro Frei Damião, nunca foi concluída e entregue ao Município pela empresa responsável por terem sido constatadas uma série de não conformidades em sua construção.

A gestão municipal vem empreendendo esforços junto aos órgãos competentes para que sejam solucionadas essas irregularidades e para que a empresa possa concluir o prédio. Já foi realizado o replanilhamento da obra para avaliação da equipe de engenharia da Secretaria da Saúde e análise do orçamento disponível.

A população do Frei Damião não está desassistida de atendimentos em saúde, uma vez que o bairro é coberto por 05 equipes de Estratégia Saúde da Família, nas UBS 16/43, 47 e 05/80.

A Secretaria da Saúde reforça que não se omite da sua responsabilidade, uma vez que se houvesse a autorização da justiça o Município já teria concluído esta obra. Como exemplo do compromisso da gestão com a qualidade, conforto e segurança dos serviços em saúde para a população, a UBS 05/80 no Frei Damião passa atualmente por reforma e ampliação e será reinaugurada em dezembro totalmente renovada e reequipada.

Fonte: Site Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário