terça-feira, 11 de agosto de 2015

Decon promove negociação de débitos bancários

Após o registro da reclamação dos clientes, as empresas terão dez dias para emitir alguma resposta e serão monitoradas pelo Decon ( FOTO: KELLY FREITAS )
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Consumidores em dívida com instituições bancárias terão um período especial para negociar, online, seus débitos, durante a Mobilização Coletiva Virtual, que teve início ontem e segue até o dia 25 deste mês. Promovida pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon-CE), a ação foi motivada pelo número de reclamações contra bancos recebidas entre janeiro e agosto, no Estado: foram mais de 5.600 registros, o equivalente a 38,54% das demandas recebidas pelo órgão.
As negociações serão feitas por meio do sitewww.consumidor.gov.br, sem a necessidade de comparecer ao Decon. Antes de registrar a reclamação no site, o consumidor deve informar CPF, telefone, renda atualizada que possui com a instituição bancária e o valor disponível para dar entrada na negociação da dívida. Após o envio da demanda, a empresa terá dez dias para emitir alguma resposta.
"A gente vai monitorar essa resposta, se a empresa se recusar ou apresentar uma proposta que não tem como ser aceita pelo consumidor, nós entramos em contato, fazendo essa mediação entre a instituição e o consumidor", explica a oficial de gabinete da secretaria executiva do Decon, Camille Sena, esclarecendo como será a atuação do órgão.
As instituições bancárias que vão participar do mutirão são Banco do Brasil, BCV, BMG, Bradesco, BV Financeira, Caixa Econômica Federal, Cifra, Itaú, Santander e Panamericano. O objetivo, segundo o Decon, é manter o índice de resolutividade dos bancos, que chega perto de 80%.
Prioridade
Quem não puder fazer a reclamação no período estabelecido para a ação poderá fazer a negociação em qualquer outra data. "A diferença é que, durante esses dias, as empresas estarão mais atentas e empenhadas em resolver essas demandas, mas a plataforma fica disponível o ano inteiro", garante Camille.
A oportunidade das negociações online visa também facilitar o processo para as pessoas que moram em municípios que não possuem unidades do Decon. "Elas não vão precisar fazer esse deslocamento", acrescenta.
Atendimento prático
A página www.consumidor.gov.br é administrada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e, além de ampliar o atendimento aos consumidores de todo o País, uma vez que possibilita o registro de reclamações sem a necessidade de uma sede física de um órgão de defesa, disponibiliza o percentual de resolutividade, as reclamações respondidas, o índice de satisfação e o prazo máximo de resposta das empresas. No Ceará, a base de dados da plataforma é monitorada pelo Decon.
Dados do endividamento
No mês de julho, o índice de cearenses que possuem algum tipo de dívida cresceu na comparação com o mês anterior, chegando a 68,5% dos consumidores, segundo pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE).
Também aumentou a proporção de consumidores com contas ou dívidas em atraso, atingindo 23% no mês passado. Segundo o levantamento, a justificativa mais apresentada pelos entrevistados para o endividamento é o descontrole nas finanças, seguida pelo adiamento do pagamento de contas.

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