terça-feira, 11 de agosto de 2015

Santana sem transporte público escolar

Santana do Cariri. A prefeitura deste município, localizado na região do cariri cearense, cancelou o contrato com o Governo do Estado, referente ao repasse de verba para custear o transporte de alunos do ensino médio da rede pública. De acordo com o Secretário de Educação de Santana do Cariri, José Cidade Nuvens, "o cancelamento deve-se à situação financeira da cidade que não tem como arcar com o déficit entre o valor recebido do Governo, e o valor de custo total do transporte".
Nuvens afirma que o valor recebido, cerca de R$ 250 mil, é insuficiente para a manutenção da frota de ônibus e que, há dois anos, o município vem arcando com uma diferença superior a meio milhão de reais. "Fizemos um estudo e o valor necessário para manter o transporte escolar dos alunos do ensino médio gira na ordem de 850 a 900 mil. Isso significa que temos um prejuízo de 600 mil por ano", detalha o titular da pasta. O Secretário acrescenta que as negociações com o Governo foram iniciadas há dois meses.
"Em junho, começamos a negociar um novo contrato, com reajuste de valores que se aproximem da realidade, mas o Governo não cedeu e resolvemos cancelar definitivamente", relata José Cidade. Durante reunião na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 18) da cidade do Crato, a qual responde pela educação de Santana do Cariri, representantes do Governo do Estado teriam oferecidos um reajuste de 15%, para o contrato anual, a ser pago em quatro parcelas.
A proposta foi recusada. Cerca de 500 alunos do ensino médio de Santana do Cariri ficaram sem transporte público. O secretário ressalta que o "município está de mãos atadas e não há o que ser feito". Ainda segundo ele, a gestora municipal, Daniele de Abreu Machado (PSL), decretou, recentemente, cortes em vários setores para equilibrar as contas da cidade, o que "demonstra claramente que a prefeitura não dispõe de recursos", conforme Nuvens.
O titular da secretaria, porém, afirma que o município "seguirá honrando com o transporte dos alunos do ensino fundamental", conforme preconiza a lei. Para realizar o transporte dos quase quatro mil alunos do ensino fundamental, a prefeitura dispõe de 13 ônibus e oito vans, totalizando uma frota de 21 veículos, "todos vistoriados periodicamente", segundo José Cidade.
O estudante do 2º ano, Bruno Sebastião Oliveira, que pretende cursar Odontologia, diz que arcará com os custos do transporte para não perder aula na reta final em preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "Daqui a um ano e meio, estarei fazendo a prova do Enem. Não posso perder aula. Os assuntos são importantes. Mas, e aqueles que não possuem condição de todos os dias pagar o transporte, como ficam?". A reportagem tentou contato com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc). No entanto, até o fechamento desta edição, não obteve resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário