sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Lojistas de Juazeiro do Norte recebem capacitação para atender pessoas surdas


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci) de Juazeiro do Norte vai capacitar o setor de comércio e serviço para atender à comunidade surda do Cariri. A primeira oficina está prevista para meados de outubro. A capacitação acontecerá dentro do projeto Bem-vindo Romeiro, que preza pelo atendimento humanizado e de excelência ao cliente de uma forma geral. Ou seja, abre as portas à inclusão social.

Na loja de confecções, a comunicação por sinais já é realidade. A equipe de vendedores precisou aprender Libras para dar conta da alta demanda e sem deixar a desejar. Resultado: as vendas aumentaram. "Hoje, os nossos 39 funcionários sabem, pelo menos, o básico dessa língua. Estamos vendendo mais e ajudando a incluir os deficientes auditivos na sociedade. É gratificante de todos os lados", afirmou a gerente, Léo Souza.

Não à toa, o Ponto da Moda foi parada obrigatória das centenas de pessoas com deficiência auditiva que desceram à rua São Pedro, nessa quinta-feira, 26. A caminhada fez parte da programação do Dia Nacional do Surdo. Foi uma festa de linguagem própria: as mãos "falaram", "cantaram", "dançaram"; os olhos assistiram e "escutaram". Ecoou o "não" ao preconceito. 

Segundo a Diretora de Comércio e Serviço da Sedeci, Josefa Costa, a expectativa é de que, na romaria de finados, em novembro, estabelecimentos comerciais de Juazeiro do Norte estejam aptos a receber surdos. E eles são muitos. Em 2010, o IBGE apontou mais de 15 mil, somente no município.

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