quarta-feira, 27 de março de 2019

Ex-beneficiário do Bolsa Família, cearense será embaixador do Nordeste em conferência em Harvard



O estudante universitário Francisco Cavalcante de Sousa, de 20 anos, será o primeiro cearense a representar o Nordeste no programa de embaixadores da Brazil at Havard & MIT, em Boston, nos Estados Unidos. O estudante é o filho caçula de seis irmãos, e o primeiro a conseguir ingressar em uma universidade.

Natural do município de Jaguaribara, distante 218 km de Fortaleza, o universitário se divide entre a cidade de Mossoró (RN) onde estuda durante a semana e sua cidade de origem, onde atua nos fins de semana como voluntário em programas sociais e administra uma página de notícias sobre fatos em Jaguaribara.

Estudante do segundo semestre do curso de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Francisco contou sobre as suas expectativas. "Com dedicação e muita força nós podemos conquistar o queremos. E eu quero ser um símbolo de que o protagonismo juvenil pode transgredir fronteiras e transformar o ambiente onde vivemos, mesmo morando no interior nordestino, onde a aplicação de políticas públicas muitas vezes são secundárias", explica.

Francisco também falou sobre a motivação para os estados na realidade em que vivia com a família, no Interior do Estado. “Na minha família, ninguém nem sequer terminou o Ensino Fundamental. Inclusive, minha mãe é funcionária de uma escola, trabalha na limpeza. E eu, lá em casa, fui o único que decidi que queria mudar, não queria ser como os meus irmãos (que estão desempregados). Eu disse: eu posso mudar o meu País”, contou.

Os embaixadores 
O programa conta com dez jovens brasileiros, selecionados a partir de projetos que desenvolvem em cada estado. Durante a conferência, os estudantes discutirão o presente e o futuro do País e do mundo. Francisco foi selecionado após apresentar seus projetos sociais que foram desenvolvidos durante sua vida escolar. Um deles tratava sobre o programa Bolsa Família como política educacional. Ele lançou olhar sobre a questão política, educacional e social ao programa do qual foi beneficiário. 

Francisco estudou durante o Ensino Médio no curso de Eletromecânica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e participou do concurso que lhe rendeu o prêmio de primeiro lugar no maior evento científico do Ceará e o 4° no Programa Parlamento Jovem Brasileiro, da Câmara dos Deputados.

Brazil Conference at Harvard & MIT
Os dez estudantes selecionados irão à Boston para participar da Brazil Conference at Harvard & MIT, e se tornarem multiplicadores em suas regiões. O embarque será no próximo dia 2 de abril com retorno no dia dez.

Após participarem do programa, os estudantes serão responsáveis em organizar seus próprios centros regionais, com a criação de eventos para propagar o conteúdo que será discutido durante a conferência.

Confira a lista dos embaixadores de 2019

Norte
Carlla Martins - Estudante de Engenharia da Computação na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Jackson Viana - É estudante e fundou a Academia Juvenil Acreana de Letras (AJAL), instituição de cultura voltada a jovens escritores do Acre, da qual é o presidente.

Nordeste
Aniele Berenguer - Estudante de psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Francisco Cavalcante - Estudante de direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

CENTRO-OESTE
Eros Frederico - Ex-aluno do IFMS-CB e atualmente é acadêmico de Direito da UFMS em Corumbá/MS.
Marina Martinho já atuou em diversos projetos sociais e voluntariados, dentre eles como embaixadora e mentora do Movimento Choice.

SUDESTE
Daniel Heringer é ex-aluno do Coluni - UFV e atualmente é estudante de medicina da USP de Ribeirão Preto
Mariana Zanholo cursou Ensino Médio Técnico. Atualmente é bolsista do Insper, onde estuda Administração.

SUL
Lucas Gremaschi, nascido e criado no interior do Paraná, é estudante do quinto ano de Medicina na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Natália Cecília é alagoana, atualmente cursa Relações Internacionais na UFSC. O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário