terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Aprovado em cotas pelo Sisu pede ajuda para conseguir se manter em Juazeiro


O estudante José Silva de Franca, que mora em Exu, no Pernambuco, busca nas redes sociais uma forma de conseguir se locomover e se sustentar na universidade em Juazeiro do Norte. Ele foi aprovado pelo Sisu no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA), em primeiro lugar nas cotas para deficientes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, e vem pedindo ajuda para poder iniciar os estudos.

De origem humilde, “seu José”, como é conhecido, é deficiente físico e cadeirante, tendo apenas um dos membros inferiores e uma das mãos para os afazeres diários. Sem poder se locomover com frequência de sua cidade ou custear passagem de ônibus, alimentação e estadia em Juazeiro do Norte, o estudante pede ajuda da comunidade para a realização de seu sonho: concluir o ensino superior.

Inicialmente, a campanha está sendo promovida através de um grupo no WhatsApp, onde mais de 80 integrantes se sensibilizaram e decidiram por não só ajudar, mas também divulgar a campanha entre universitários e a população em geral. “Ajuda ao Seu José” é a campanha que está se espalhando pelas redes sociais.

Em entrevista, seu José nos conta um pouco de sua realidade e o motivo pelo qual necessita tanto desta ajuda:

“Essa campanha foi feita para arrecadar dinheiro para que eu possa me manter em Juazeiro. Pagar aluguel e alimentação, pois o transporte da minha cidade para a UFCA já está todo fechado e não há mais vaga para mim, sendo necessário que eu arrume um lugar para passar a semana lá. As pessoas que quiserem me ajudar podem depositar qualquer valor”, conta José.

Mesmo tendo dificuldades de se locomover, e não tendo condições financeiras devido estar lutando na justiça para voltar a receber o benefício de seu aposento por invalidez, diz não querer desistir de seu sonho.

“Hoje luto para conseguir voltar a receber meu benefício, devido um empréstimo indevido que foi feito em meu nome e que bloqueou meu aposento, tendo que entrar na justiça. Não pretendo desistir de me formar, nem que eu tenha que morar na rua”, completa.

Seu José diz ainda que já entrou em contato com os órgãos da UFCA responsáveis para pedir um auxílio emergencial, para que possa se manter na cidade, o que segundo a instituição deve ser feito assim que ele iniciar as atividades acadêmicas na universidade. Enquanto isso, ele precisa buscar um imóvel ou apartamento para alugar e também auxílio para se transportar durante sua estadia em Juazeiro.

Como ajudar
Para os que se solidarizarem em ajudar, está sendo disponibilizada uma conta no banco Caixa Econômica, para que sejam feitos depósitos de quaisquer valores.

Agência: 2130
Operação: 013
Conta: 00055108-7
Para àqueles que também desejam acompanhar a rotina de seu José, em sua luta para iniciar seus estudos, pode também fazer parte do grupo de WhatsApp “Ajuda ao Seu Jose”, clicando aqui.   Site Badalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário