terça-feira, 28 de novembro de 2017

Resumo da sessão desta segunda-feira, 27 de novembro

Thiago Esmeraldo (PP) relatou visita feita por uma comissão de vereadores a terreno doado pelo município a empresa. A visita constatou irregularidades no espaço que deveria ser usado como apicultura, mas havia bebidas e energéticos. “Nada foi de acordo com o projeto original”, disse o parlamentar.
O tema também foi comentado por Jales Velloso (PSB). “O que tem lá não condiz com o projeto: não encontramos abelhas nas caixas”. O vereador ainda informou que o terreno, doado em 1999, está penhorado por dívidas. 
“O Crato não pode perder um patrimônio como esse”, acrescentou. Jales também destacou a prerrogativa de o vereador votar como achar que deva e solicitou a recuperação de sistema de esgotos do bairro Gizélia Pinheiro.
Pedro Alagoano (PSD) ressaltou obra para recuperação de estrada que dá acesso aos sítios Coqueiro e São Vicente, no Grangeiro, e chamou a atenção para o material utilizado que é inadequado, na opinião do parlamentar. 
Enfatizou a investigação sobre doações de terrenos desenvolvida pela comissão de vereadores. “O Crato não pode perder recursos provenientes desses terrenos que chegam a casa dos milhões”, disse. Pedro Alagoano ainda pediu a instalação de postos policiais em bairros do Crato.
Roberto Anastácio (Podemos) destacou atuação da Guarda Civil Municipal para a recuperação de objetos roubados em repartições públicas no final de semana. “A Guarda Municipal está demonstrando seu compromisso com a sociedade”. O parlamentar comentou a importância da instalação de um colégio militar em Crato e sugeriu o prédio da escola Presidente Vargas, no Mirandão, como sede para este fim.
Adil Sampaio (PSC) versou sobre as ações de segurança que devem se estender à Zona Rural. “Santa Fé, territorialmente, é maior do que Juazeiro do Norte e muitas dessas áreas da Zona Rural do Crato estão descobertas de ações policiais”, afirmou. 
Antônio de Mano (PPL) e Fernando Brasil (PP) também discursaram sobre questões de segurança pública nos distritos de Ponta da Serra e Dom Quintino e sugeriram a instalação de bases permanentes da Polícia Militar para atender essas e outras localidades.
Junior Matos (PDT) disse ter imprescindível discutir questões sobre segurança pública na presença de órgãos do setor. Sugeriu uma melhor estrutura para a Guarda Civil Municipal e um plano de cargos e carreiras para os agentes que nela atuam.

Secretária Águeda Duarte participa da sessão

Amadeu de Freitas (PT) comunicou que será realizada uma Audiência Pública, promovida pelo Ministério Público, para discutir a implantação de zonas especiais ambientais em Crato. Informou ter recebido manifestações contrárias à aprovação de Título de Cidadania Cratense ao deputado Jair Bolsonaro. 
O radialista Airton Silva fez uso da Tribuna para agradecer à Câmara, em nome do vereador Pedro Lobo (PT), a realização de sessão solene que homenageou radialistas e demais profissionais da imprensa que atuam no Cariri.
Líder do prefeito na Câmara, Renan Almeida (PEN) comunicou o envio de respostas, pelo Gabinete do Prefeito, aos requerimentos encaminhados por vereadores. As respostas às solicitações estão disponíveis aos parlamentares na Secretaria da Câmara.
A Mesa Diretora ainda cedeu espaço para que a assistentes social Margareth Novais apresentasse livro “Entre poetas e loucos somos um só” escrito por ela em parceria com Vitor de Sousa, seu paciente.
A secretária municipal do Trabalho e Desenvolvimento, Águeda Duarte, participou da sessão para divulgar evento que discutirá a articulação do Conselho Municipal de Políticas sobre drogas de Crato. A secretária também esclareceu dúvidas e recebeu demandas dos parlamentares.
No Grande Expediente Amadeu de Freitas (PT) ressaltou a necessidade de se discutir o transporte público coletivo em Crato. O debate será feito em Audiência Pública na manhã de quinta-feira, 30, no Plenário da Câmara. “É preciso discutir o transporte público e estabelecer os direitos que a população tem como horário, cumprimento de linhas, etc. Precisamos avançar e não privilegiar proprietários em detrimento da população”, declarou Amadeu.
Roberto Anastácio (Podemos) disse ter realizado seis audiências em torno da temática do transporte público. O parlamentar comentou dois projetos de sua autoria aprovados pelo Plenário. O primeiro veda a ideologia de gênero em escolas do Crato. 
“O que nós queremos é que não seja imposta nenhuma ideologia, seja ela religiosa, política ou sexual”. O segundo trata-se da proposta que concede Título de Cidadão Cratense ao deputado Jair Messias Bolsonaro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário