sexta-feira, 26 de maio de 2017

Barbalha prepara Festa de Santo Antônio

Image-0-Artigo-2246955-1
Barbalha. Restando apenas dois dias para o início de um dos festejos culturais e religiosos mais tradicionais do Interior do Estado, este Município, na região do Cariri, já respira o clima da Festa de Santo Antônio, popularmente conhecida como Festa Pau da Bandeira. Está quase finalizada a ornamentação da cidade para o início da festa do Padroeiro de Barbalha, que será aberta oficialmente neste domingo (28), com o cortejo do Pau da Bandeira. A expectativa de público para o evento, que se encerra dia 13 de junho, é de mais de 500 mil pessoas, segundo Rildo Teles, vereador e capitão do pau. "Mais de 300 mil só neste domingo", pontua.
Economia
A importância da festa para o Município também pode ser representa em números. A economia da cidade fica aquecida ao longo dos 13 dias de festa e diversos setores se beneficiam. Quem deixou para procurar estadia na cidade de última hora, por exemplo, terá dificuldade em encontrar vagas em hotéis ou pousadas. Segundo os proprietários, entre 10 e 15 dias antes do cortejo, a lotação atinge 90%. "Muitas pessoas reservam com bastante antecedência. Aqui na minha pousada, são 24 quartos, dos quais 21 já estão alugados. É a melhor data do ano", pontua a empresária Orleide Gusmão.
Restaurantes e lanchonetes, assim como lojas de cosmético e vestuário também comemoram o aquecimento na economia. A demanda é tão grande que alguns empresários realizam contratações pontuais, uma oportunidade para quem está desempregado no momento de instabilidade financeira que vive o País. "Estava sem trabalhar desde o fim do ano. Pintou essa oportunidade de trabalhar aqui nesse restaurante e aceitei. Tomara que eu fique além da festa", torce o jovem Paulo Gustavo Sobrinho.
O Cortejo do Pau da Bandeira acontece no domingo, a partir do meio-dia, percorrendo 8Km da zona rural, local onde foi cortada a árvore, até o Centro. A previsão de chegada do Pau da Bandeira, um Jatobá de 25m, pesando mais de duas toneladas, que será carregado por 250 homens, é no fim da tarde, quando será erguido em frente à Igreja Matriz o mastro da bandeira do Santo casamenteiro, que sinaliza o começo da festa.
Assim como no ano passado, as medidas de segurança adotadas após a morte de um dos carregadores do pau, que teve sua cabeça atingida pelo tronco, continuam na edição deste ano. "Vamos aprimorar e trazer ainda mais segurança a todos", afirmou Rildo. Conforme conta, serão confeccionadas camisas e pulseiras para os carregadores, além de ser proibido o consumo de bebidas alcoólicas por parte dos integrantes antes e durante o cortejo.
Haverá também seguranças isolando o pau da bandeira com cordão frontal e lateral. "No momento de descanso dos carregadores, a corda vai ao chão e o público pode ir em direção ao pau, como já é tradição", acrescenta Teles.
Shows
Nove atrações musicais se apresentam após o cortejo do pau em três espaços distintos. No Marco Zero, tocam as Bandas Cabloco Nordestino, Flávio Leandro e Alcymar Monteiro. No palco ao lado da Igreja do Rosário, Dorgival Dantas, Pra Xotear e Chambinho do Acordeom. Na Praça da Estação, se apresentam Santanna, Forró Tapera e a grande atração da noite, Solange Almeida.
Ao todo, a festa do padroeiro da cidade vai reunir mais de 20 bandas, em cinco dias de festa. A programação no Parque de Eventos conta com os mais variados estilos. Serão quatro ações por noite, com destaque para Xandy Aviões, Leo Santana, Jonas Esticado, Toca do Vale, Victor e Léo, Thiaguinho, Pablo e muito mais.
Efetivo
Para a edição deste ano, o efetivo policial será reforçado. A Polícia Militar deve trabalhar em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Guarda Municipal, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. O policiamento se concentrará, com maior efetivo, nos locais de aglomeração.
Patrimônio Cultural
Há dois anos o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha como Patrimônio Cultural do Brasil. Para o doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, Gilmar de Carvalho, a festa oficialmente iniciada em 1928 é importante para o contexto nacional. Ele considera que o evento "foi, é e será sempre uma fuga da realidade, um estado de suspensão e um momento de alegre e saudável transgressão".
Mais informações:
Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha
Rua da Matriz, 25 - Centro
Telefone: (88) 3532-1708

Nenhum comentário:

Postar um comentário