quarta-feira, 31 de maio de 2017

Encontro debate políticas públicas voltadas à saúde da mulher



Os seis Municípios que compõem a 21ª Regional de Saúde - Barbalha, Caririaçu, Granjeiro, Jardim e Missão Velha – participaram, em Juazeiro do Norte, da 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher. As Secretárias de Saúde de todos os Municípios, a Coordenação da Regional e representantes dos Conselhos de Saúde Estadual e Municipal participaram do encontro, que debateu o tema “Desafios para a Integralidade com Equidade”.
A Secretária de Saúde de Juazeiro do Norte, Nizete Tavares, fez a abertura dos trabalhos falando a respeito do início do debate sobre saúde da mulher a nível nacional, e explicando como aconteceu a articulação para o evento no Cariri. Sobre o tema, Nizete explicou a necessidade de envolvimento de outras secretarias e outros órgãos, e da iniciativa privada, além da parceria do controle social e da câmara municipal para fortalecer a atenção à saúde da mulher.
A Secretária também ressaltou que entre os grandes desafios da Saúde, está a Saúde da Mulher, que também é uma das prioridades. Dentre as questões, estão a prevenção do câncer de colo de útero e de mama e a garantia da isonomia dentro da Saúde, entre os mais variados grupos de mulheres negras, em situação de rua e outras condições.
O mesmo tema já foi debatido em cada um dos Municípios, e a partir dos 4 eixos (o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; vulnerabilidades e equidades na vida e na saúde das mulheres; e políticas públicas para as mulheres e a participação social) foram estabelecidas as suas propostas que deverão ser levadas para a Conferência Estadual, e em seguida para a Conferência Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário