domingo, 28 de maio de 2017

Pau da Bandeira: Barbalha deve receber mais de 300 mil pessoas neste final de semana

Festa deve atrair mais de 500 mil pessoas; 300 mil só neste domingo (Foto André Costa)
Barbalha. Começa amanhã um dos festejos culturais e religiosos mais tradicionais do interior do Estado, a festa de Santo Antônio, popularmente conhecida como Pau da Bandeira. A festa do Padroeiro de Barbalha será aberta oficialmente com o cortejo do Pau da Bandeira. A expectativa de público para o evento, que se estende até o dia 13 de junho, é de mais de 500 mil pessoas, segundo Rildo Teles, vereador e capitão do pau. “Mais de 300 mil só neste domingo”, pontua.
O Cortejo do Pau acontece a partir do meio-dia, percorrendo 8km da zona rural, local onde foi cortada a árvore, até o centro cidade. A previsão de chegada do Pau da Bandeira, um Jatobá de 25 metros pesando mais de duas toneladas, que será carregada por 250 homens, é no final da tarde, quando será erguido em frente à Igreja Matriz o mastro da bandeira do Santo casamenteiro, que sinaliza o começo da festa.
Assim como no ano passado, as medidas de seguranças adotadas após a morte de um dos carregadores do pau, que teve sua cabeça atingida pela árvore, continuam na edição deste ano. “Vamos aprimorar e trazer ainda mais segurança a todos”, afirmou Rildo. Conforme conta, serão confeccionadas camisas e pulseiras para os carregadores, além de ser proibido o consumo de bebidas alcoólicas por parte dos integrantes antes e durante o cortejo.
Haverá também seguranças isolando o pau da bandeira com cordão frontal e lateral. “No momento de descanso dos carregadores, a corda vai ao chão e o público pode ir em direção ao pau, como já é tradição”, acrescenta Teles.
ShowsNove atrações musicais se apresentam após o cortejo do pau em três espaços distintos. No Marco Zero, tocam as Bandas Cabloco Nordestino, Flávio Leandro e Alcymar Monteiro. No palco ao lado da Igreja do Rosário, Dorgival Dantas, Pra Xotear e Chambinho do Acordeom e, na Praça da Estação, se apresentam Santanna, Forró Tapera e a grande atração da noite, Solange Almeida.
Ao todo, a festa do padroeiro da cidade vai reunir mais de 20 bandas, em cinco dias de festa. A programação no Parque de Eventos conta com os mais variados estilos. Serão quatro ações por noite, com destaque para Xandy Aviões, Leo Santana, Jonas Esticado, Toca do Vale, Victor e Léo, Thiaguinho, Pablo e muito mais.
EfetivoPara a edição deste ano, o efetivo policial será reforçado. A Polícia Militar deve trabalhar em parceria com o Detran, Demutran, Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Guarda Municipal, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. O policiamento se concentrará, com maior efetivo, nos locais de maior aglomeração de pessoas. A segurança será feita diuturnamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário