quarta-feira, 17 de maio de 2017

Dia Nacional da Luta Antimanicomial será celebrado em Crato

A Secretaria de Saúde do Município do Crato, através dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS II e CAPS AD Álcool e drogas), está realizando durante todo o mês de maio ações com foco na defesa da inserção da pessoa em estado de sofrimento mental na sociedade, com a valorização e garantia de todos os seus direitos.
Em virtude do dia 18 de Maio, instituído como dia Mundial de Luta Antimanicomial, o CAPS Crato, irá realizar uma série de atividades e intervenções culturais na Praça Siqueira Campos, a partir das 8h.
Segundo a Enfermeira do CAPS Yanna Paula Teixeira os serviços oferecidos serão: Aferimento de Pressão; Distribuição de Panfletos educativos e Exposição dos Trabalhos desenvolvidos pelos pacientes.
A programação de amanhã, quinta, feira, 18, seguirá dessa forma:
8h acolhimento feito pela enfermeira Yanna e pela Assistente Social Luciana Araújo
08h20min-Conceito/ Definição da importância da conscientização da Luta Antimanicomial pela Psicóloga Poliana Oliveira
08h40min-Intervenção Cultural, organizada pelos professores de Teatro e Música do CAPS II e AD Yarley de Lima e Adnus Ruany.
9h- Apresentações Artísticas Teatro e Música (Coral, Performance, Teatro e Shows).
10h00- Grande Ciranda de Luta Antimanicomial- conduzida pela Terapeuta Ocupacional Adriana Maria Carneiro.
11h- Lanche.
11h30min- Encerramento das Atividades.
Atualmente, o Cento de Atenção Psicossocial (CAPs II e AD), atende cerca de 2.600 pacientes da sede da cidade do Crato e distritos, bem como, cidades adjacentes, através de atendimentos médicos (Psiquiatras e Psicológicos), triagens, grupos terapêuticos, visando à integração com a comunidade.
O dia 18 de maio foi instituído como Dia Nacional da Luta Antimanicomial para reivindicar a implantação de serviços de saúde mental em substituição aos hospitais psiquiátricos. O CAPS é uma peça fundamental no atendimento desses pacientes, realizando acompanhamento clínico e reinserindo socialmente essas pessoas através do acesso ao lazer, trabalho e fortalecimento dos laços familiares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário