domingo, 28 de abril de 2019

Apenas 4% dos docentes da rede estadual são licenciados em Artes no Ceará


Algumas das obras produzidas pelos estudantes da escola DHC
no projeto "Arte Sustentável". (Foto: JL Rosa)
A sequência 'um, dois, três' pode ser rapidamente relacionada à matemática, mas também é usada para contar os passos de dança. Essa relação entre a Arte e outras disciplinas se reflete além dos muros de um colégio. Porém, trabalhar as nuances do ensino de artes nas escolas públicas do Ceará esbarra em alguns contratempos: a carga horária dedicada a essa matéria e a quantidade de professores licenciados aptos a ministrá-las.

A rede estadual de ensino conta, atualmente, com 522 professores (aproximadamente 4% de todos os docentes do Ceará) efetivos lotados em Artes - para 725 escolas (principalmente dedicadas ao Ensino Médio). De acordo com a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), ainda há o apoio de professores substitutos, mas a quantidade exata destes profissionais não foi precisada. A discrepância entre o número de professores e de escolas tenta ser resolvida com a distribuição de um profissional que atua em várias instituições.

"Eles são contratados pela carga horária. Quando um professor entra como efetivo, ele trabalha 40 horas semanais. Desse total, um terço, que corresponde a 13 horas, é de 'hora-atividade' que é o que a gente chama de planejamento. As outras 27 horas, eles têm que estar em sala de aula", explica Iane Nobre, coordenadora de gestão pedagógica da Seduc. Atualmente, uma 'hora-aula' corresponde a 50 minutos.   Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário