segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Crato inicia encontros que antecedem a primeira Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável


A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário, realizou na manhã do último sábado, 28, na Escola Paulo Limaverde, no distrito de Santa Fé, a primeira pré-conferência territorial/distrital de desenvolvimento rural sustentável. O encontro contou com 70 participantes, moradores das comunidades dos distritos de Santa Fé e Monte Alverne.

Ao todo serão quatro pré-conferências que objetivam envolver a população rural na avaliação e proposição de políticas públicas para os seus territórios, bem como instigar a reflexão da população rural sobre os desafios e perspectivas do campo; fortalecendo a organização social, econômica e política de grupos e comunidades locais.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário, Zilcélio Alves, falou que trata-se de um momento histórico para os agricultores do Crato, e que a partir dali seria o inicio do planejamento do desenvolvimento agrário e rural para os próximos quatro anos. “Estamos aqui para discutir questões pertinentes para o crescimento da nossa cidade, partindo do fortalecimento da agricultura familiar”, disse.

Representando o prefeito, Zé Ailton Brasil, o Coordenador Especial de Controle Urbano do município, Alex Saraiva, ressaltou que a realização da pré-conferência traz novos desafios para o meio rural, “A partir desses encontros, nós devemos colocar esses pontos em discussão para fortalecer e desenvolver a agricultura de base do Crato”. Destaca.

Na ocasião, foram formados grupos que discutiram os seguintes eixos temáticos: infraestrutura e serviços públicos; políticas sociais; gestão ambiental e recursos hídricos; economia, trabalho e renda; e cultura, memória e identidade. Após as discussões nos grupos, foram apresentadas as propostas de cada um, que posteriormente serão levadas para a conferência municipal, e escolhidos os delegados que irão participar da conferência. Os delegados serão do segmento do poder público municipal, estadual e federal; instituições de apoio ao setor rural e Organizações Não Governamentais (ONG’s).

Também estiveram presentes na ocasião, o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Agrário, Tiago Ribeiro; o Diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Diocleciano Ferreira; Dacir Parente, do Instituto Flor do Piqui; representantes da Câmara Municipal; das escolas José Soares, em Monte Alverne e Paulo Limaverde, em Santa Fé; do Instituto Agropolos; da Associação Cristã de Base; Ematerce; do Banco do Nordeste em Crato, Sergio Linhares, do representante do Sindicato dos Trabalhadores Orgânicos e Ecológicos do Cariri, Expedito Guedes; e representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial e de Finanças e Planejamento.

Ainda serão realizadas as seguintes pré-conferências em preparação para a Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável que acontecerá dia 06 de dezembro, no Instituto Federal do Ceará (IFCE):

Amanhã, Dia 31/10 - Na FETRAECE, com as comunidades dos distritos de Campo Alegre e Belmonte.

Dia 18/11 – Na Escola João Leandro, com as comunidades dos distritos da Ponta da Serra, Dom Quintino e Bela Vista.

Dia 25/11 – Na Escola Rosa Ferreira, com as comunidades dos distritos Baixio das Palmeiras e Santa Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário