sábado, 28 de outubro de 2017

Mestre da Cultura do Ceará ensina sua arte na escola

Com o diploma de professor especial à mão, Mestre Piauí foi à escola mais próxima da sua casa para oferecer os seus conhecimentos ( Foto: Alex Pimentel )
00:00 · 28.10.2017 por Alex Pimentel - Colaborador
Quixeramobim. Aprender a cultura popular, seus folguedos, agora está mais fácil para os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Coronel Humberto Bezerra, nesta cidade. Quem está no Ensino Médio ganhou um professor especial. Ele é o Mestre Piauí, do Clube de Reisado deste Município do Sertão Central e Mestre da Cultura do Ceará. Todas as quartas-feiras, ele vai à sala de aula levando os ensinamentos da sua herança folclórica. Agora, além de Mestre da Cultura, é mestre da escola.
Conforme o secretário estadual de Cultura, Fabiano dos Santos, a titulação, denominada "Notório Saber", foi concedida pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), tanto para o Mestre Piauí como para os outros 59 Mestres da Cultura reconhecidos pelo Estado, por meio de uma parceria com a Secult. Eles receberam a certificação no XI Encontros dos Mestres da Cultura do Mundo, realizado no fim de novembro do ano passado em Limoeiro do Norte. Desde então, estão aptos a lecionarem seus saberes.
Com o diploma de professor especial à mão, Mestre Piauí foi à escola mais próxima da sua casa para oferecer os seus conhecimentos. A proposta conquistou o professor Bruno Paulino, entusiasta dos costumes tradicionais da sua terra natal.
Juntos, há cerca de dois meses estão unindo Cultura e História, esta última disciplina, lecionada por Paulino, e atraindo os alunos para o rico conteúdo educacional. Nele, além de conhecerem as raízes e as histórias do Bumba Meu Bo, aprendem a cantar e até a criarem os personagens, como o Boi. "Lá vem boi, boi, boi/ lá vem boi, boi, boi/ que o vaqueiro foi buscar..." embora tivesse bastante medo dos personagens Caretas e da icônica Catirina, Paulino guarda viva a lembrança das muitas apresentações que viu durante a sua infância do reisado do Mestre Piauí, no Bairro Jaime Lopes, na periferia de Quixeramobim.
Alguns cantos e danças que eram executados durante a encenação do drama àquela época se enraizaram na sua memória. Por isso, foi com entusiasmo redobrado que aceitou o desafio de auxiliar o agora professor Piauí, nas aulas do Clube do Reisado. Na sala de aula, Mestre Piauí demonstra ser de um tempo analógico, manual e desprendido, enquanto a escola é de um tempo digital, informatizada, amarrada, regrada e burocrática. Logo na primeira aula, quando foi planejar o Clube do Reisado, disse para o professor Bruno Paulino: Você ensina a leitura que eu ensino a cultura.
De cara o professor da escola compreendeu que, durante as aulas do Mestre, seu trabalho seria de ser um mediador das linguagens, ou uma ponte para o diálogo entre as temporalidades que se estabeleceriam ali no palco da sala de aula, e tem sido assim nesses dois meses.
Os alunos também assimilaram o novo planejamento rapidamente. No principio, imaginavam algo chato, sem conteúdo, como se fossem obrigados a ficarem sentados ouvindo histórias. Foram surpreendidos com tamanha riqueza de detalhes sobre as brincadeiras dos tempos de infância dos seus pais. E não demoraram muito a interagirem, participarem e se envolverem no processo de formação do grupo de folguedo. "Se depender deles, em breve, teremos uma manada", brinca Mestre Piauí se referido a possível multiplicação de reisados na região.
Os estudantes Lina Sabino e Ismael Sousa concordam. Embora em anos diferentes de ensino; ela no 2º Ano e ele no 1º, juntos ensaiam as danças e cantos do reisado. Participam das oficinas de montagem dos personagens e, apesar do pouco tempo, reconhecem a importância do conhecimento cultural transmitido diretamente por quem o vivencia.
Confiança
"É como se fosse um médico ensinado ciências. Ele conhece todos os órgãos do corpo humano. O que ele ensina transmite confiança. Com quem pratica a cultura não é diferente. É doutor do mesmo jeito", comentam.
Com os seus saberes e fazeres endossados pela UECE, Piauí do Reisado e os outros mestres poderão ser convidados por universidades e outras instituições de ensino para palestras e outras atividades, sendo remunerados da mesma forma que professores que contam com essa distinção. Foi um importante passo do Governo do Ceará para assegurar a eles mais visibilidade e atenção, acrescentou o secretario de Cultura do Estado.
A diretora da Escola Coronel Humberto Bezerra, Liduína Simão, informou que a partir de 2018, o Mestre Piauí será professor de Cultura daquela escola.
Mais informações:
Escola Estadual de Ensino Médio Coronel Humberto Bezerra
Rua Coronel Teófilo Lessa, 2276 Quixeramobim
Telefone: (88) 3441-4906

Nenhum comentário:

Postar um comentário