blog

blog

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Educação: Governo do Ceará investe R$ 15,6 milhões na melhoria de estrutura para escolas da rede pública

WEB_170803_ENTREGA_EQUIP_SEDUC_TS9913.jpg

Em manhã de apresentações artísticas e festa com estudantes e educadores na sede da Secretaria da Educação (Seduc), nesta quinta-feira (3), o Governo do Ceará concretizou o investimento de R$ 15,6 milhões na aquisição de equipamentos e mobiliários para 606 escolas da rede pública estadual. O governador Camilo Santana realizou a primeira entrega, acompanhado pela vice-governadora Izolda Cela e pelo secretário da Educação, Idilvan Alencar.

Com a ação, o Estado objetiva garantir um espaço adequado ao ensino e à aprendizagem nas escolas estaduais. Foram adquiridos pelo Governo do Ceará mais de 17 mil itens: 10 mil ventiladores de parede, 2 mil computadores, 840 centrais de ar, 520 armários do tipo roupeiro para alunos, 5 mil carteiras escolares, 100 projetores, dentre outros. Ainda são destinados às escolas 140 fogões industriais, 2 mil conjuntos de mesas com bancos para refeitórios, 250 freezers e 160 bebedouros.

Durante o evento realizado na Seduc, Camilo Santana visitou estandes organizados por estudantes de unidades da rede pública estadual, para observar os novos equipamentos entregues e prestigiar materiais produzidos pelos jovens de diversas localidades do Ceará. O governador destacou que a aplicação de recursos fortalece a política educacional do Estado, reforçando-a como prioritária para o Executivo.

EQUIP001_WEB.jpg

"É mais um investimento para criar as condições para que os nossos alunos possam alcançar resultados cada vez melhores na educação cearense. A entrega de hoje, no mês de agosto, mês do estudante, traz o nosso compromisso com o que é mais importante para nós. Temos garantido benefícios para melhorar as condições das escolas, não só com equipamentos, mas estamos realizando reformas, vamos inaugurar mais 50 novas escolas neste ano. Isso tudo demonstra nossa prioridade dada à Educação", reforçou Camilo.

Também foram destinados a Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), à Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) e a escolas de grande porte 40 equipamentos para a realização de videoconferências, o que fortalecerá a comunicação entre Seduc e regionais. Na entrega das aquisições, o governador Camilo Santana realizou videoconferências com representantes unidades estaduais.

Secretário da Educação, Idilvan Alencar enfatizou a conquista de nova estrutura tecnológica para as escolas do Estado como fundamental para o melhor desenvolvimento e capacitação dos alunos da rede pública. "Podemos nos orgulhar do fato de que todas as 38 escolas indígenas do Estado a partir de hoje têm laboratórios de informática. Além disso, Credes e escolas terão videoconferências para ampliar os trabalhos na área da Educação no Ceará. Temos muito a celebrar e também seguimos motivados a trabalhar por mais resultados", disse.

Ferramentas para os jovens

WEB_170803_ENTREGA_EQUIP_SEDUC_TS9635.jpg

Em pronunciamento na cerimônia de entrega dos equipamentos, a vice-governadora Izolda Cela discursou diretamente para os estudantes, afirmando que os benefícios direcionados às escolas públicas são ferramentas para que eles tenham acessos a mais oportunidades, e aproveitem a chance de alcançar um futuro com qualidade de vida.

"Os alunos que estão aqui são o futuro. Essa geração precisa estudar, se abrir para o diálogo e se comprometer mais com diversos assuntos. Nas mãos desses jovens está a possibilidade de um Ceará melhor, de um Brasil melhor", afirmou.

Hévilla Kaline, 16, cursa o 1º ano na Escola de Ensino Fundamental Padre Guilherme Waessen, em Fortaleza, que atualmente é uma das 71 unidades do Estado que funcionam em tempo integral. Para a adolescente, o investimento vem para aproximar ainda mais o estudante das salas de aula e atividades escolares. "No decorrer do tempo, os colégios estaduais têm melhorado muito e os alunos têm tido mais vontade de passar mais tempo na escola, aprendendo coisas novas e se capacitando para muitas atividades. Com mais estrutura, a gente se motiva mais a aprender", testemunhou.

WEB_170803_ENTREGA_EQUIP_SEDUC_TS9309.jpg

Na Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Jaime Alencar de Oliveira, no bairro Luciano Cavalcante, na Capital, Wenderson Lima, 16, participa de atividades do grêmio estudantil e se empolga com os "aulões" de extensão realizados na unidade. Para ele, os novos equipamentos vem para contemplar os alunos que tanto estão se empenhando para conquistar bons resultados rumo ao Ensino Superior. "Nós sentimos isso como uma premiação. E é muito legal receber isso junto a outras escolas, promover a interação entre elas e ver que muitos estudantes estão motivados como nós para continuar estudando mais".

Volta às aulas

Na última quarta-feira (2), a volta às aulas foi marcada por outra ação importante na rede pública. O alunos do Ensino Médio e da Educação Jovens e Adultos (EJA), na modalidade presencial, receberam kit didático com caderno, caneta e lápis e, dependendo da série, mais itens. No total, são mais de 390 mil kits distribuídos aos estudantes da rede pública estadual. Com a iniciativa, a Seduc propõe o fortalecimento dos vínculos entre os estudantes e a convivência entre alunos da mesma sala de aula.


03.08.2017


André Victor Rodrigues
Repórter / Célula de Reportagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário