quarta-feira, 28 de junho de 2017

Nave Planeta Futuro atende cerca de 100 alunos por dia

A Nave Planeta Futuro, da Enel Distribuidora, está estacionada na Praça da Bíblia desde segunda-feira, 26. Trata-se de um caminhão com cerca de 26 metros de comprimento, dotado de equipamento especialmente desenvolvido para promover a consciência ambiental de alunos de escolas públicas do Ceará. Ela estará estacionada na Praça da Bíblia até sexta-feira, dia 30 de junho, funcionando das 7h30 às 11h e das 13h30 às 16h30.
Com uma capacidade para atender cerca de 100 alunos e visitantes por dia, a Nave dispõe de sala de projeção, onde os visitantes são convidados a assistirem dois vídeos: o primeiro deles mostra vários cataclismos ambientais provocados pela ação humana e o consequente descuido com o nosso planeta. Já o segundo vídeo é exibido após os participantes entrarem na sala de jogos, com estímulos aos alunos por ações ecologicamente corretas, através da destinação adequada dos lixos recicláveis e materiais orgânicos. O segundo vídeo mostra o resultado dessas ações ecologicamente corretas, e como o planeta corresponde a atitudes que promovem à preservação e o cuidado com o meio ambiente.
A Nave Planeta Futuro faz parte do projeto Energia nas Escolas que está sendo executado em Juazeiro do Norte, através de uma parceria entre a Secretaria de Educação do Município e a Enel Distribuidora (antiga Coelce), e tem o objetivo de transmitir aos alunos da rede municipal uma consciência para atitudes que evitem o desperdício de energia e para a preservação do meio ambiente.
O aluno Leonardo Emanuel Silva, da Escola Tabelião Expedito Pereira, gostou muito da interatividade e dos jogos que a nave disponibiliza. “Nós podemos aprender mais sobre como economizar energia, fazer a coleta seletiva do lixo e contribuir para melhorar o mundo”, comenta o aluno.
Para a Secretária de Educação Maria Loureto de Lima, essa parceria é muito importante pois faz parte do objetivo da Gestão Municipal de se trabalhar uma educação integradora e integral, onde os alunos recebem uma formação pedagógica para além das matérias convencionais, como o Português e a Matemática. “Nossos alunos visitam essa Nave, aprendem e se tornam multiplicadores em suas casas e na própria sala de aula, desligando ventiladores, apagando luzes, economizando energia. É quando acontece uma utilização por excelência da energia elétrica”, afirma a Secretária.
O projeto Energia nas Escolas será ainda executado nas unidades de ensino ao longo do ano, com outras ações educativas e a utilização de material didático oferecido pela Enel distribuidora.
Fotos: Samuel Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário