terça-feira, 27 de junho de 2017

Resumo da sessão desta segunda-feira, 26 de junho

A Câmara Municipal do Crato promoveu sessão solene nesta segunda-feira, 26, para outorga de Título de Cidadania Cratense ao professor Marcos de Matos Palácio e ao biólogo Weber de Andrade Girão.
Os títulos foram concedidos pela Câmara após requerimentos dos vereadores Pedro Alagoano (PSD) e Amadeu de Freitas (PT), respectivamente.
Os dois agraciados têm em comum a atuação junto a Organizações governamentais como a Sociedade Pró-Amiga do Crato, no caso do professor, e da Aquasis, ONG formada, entre outros aspectos, para a proteção do Soldadinho do Araripe, descoberto em 1996 por Weber.
- Sessão Ordinária – Pequeno Expediente
Após a entrega de títulos, a Câmara iniciou atividades da quadragésima sessão ordinária. O Pequeno Expediente foi iniciado pelo vereador Amadeu de Freitas que informou nomes dos cinco escolhidos para receber a Medalha Elói Teles e parabenizou a gestão municipal pela realização da Semana do Município.
Jales Velloso (PSB) parabenizou o também vereador Thiago Esmeraldo (PP) por intervenção junto ao governador Camilo Santana que possibilitou a ampliação da extensão de estrada no distrito Santa Fé. Ele ainda citou problemas na vacinação contra a Influenza em posto de saúde e pediu retoque em faixas de pedestres do Crato.
Maurício Almeida (PDT) parabenizou a gestão do prefeito José Ailton Brasil pelas comemorações do Dia do Município do Crato, assim como pela participação dos cratenses nas festividades.
O vereador Adil Sampaio (PSC) declarou que a gestão resgatou a Semana do Município, porém pediu que as atividades comemorativas se estendam à Zona Rural do Crato em próximos anos.
Thiago Esmeraldo (PP) convidou os vereadores para a posse do novo presidente do Rotary Club do Crato, igualmente parabenizou a gestão e citou que colhe assinaturas de prefeitos de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha relacionadas aos limites dos três municípios.
Ele ainda pediu que as crianças cratenses sejam incluídas nas atividades e ações esportivas da Semana do Município e citou visita ao do governador Camilo Santana às obras do programa Minha Casa, Minha Vida.
Líder do prefeito na Câmara, Renan Almeida (PEN) saudou a administração municipal pelos eventos esportivos, culturais e de lazer da Semana. Afirmou que a Prefeitura repintará as faixas de pedestres e requalifica as duas entradas do Crato.
Sobre a infraestrutura dos postos de saúde, reconheceu que ainda está aquém do desejável e que é compromisso da gestão recuperá-la, existindo empresa licitada recentemente e que algumas demandas já foram atendidas.
Fernando Brasil (PP) congratulou a gestão pela Semana e disse confiar que a administração vai requalificar as estradas da Zona Rural.
Grande Expediente
O vereador Pedro Lobo (PT) discursou sobre três perspectivas: o desfile cívico realizado na Semana do Município, a visita do governador Camilo Santana a Crato durante as festividades alusivas ao Dia 21 de Junho e pesquisa feita pela Datafolha que aponta maior preferência pelo Partido dos Trabalhadores (PT) desde a segunda posse da presidente Dilma Rousseff.
- Projetos aprovados
A Câmara aprovou na sessão desta segunda-feira, os seguintes projetos:
Título de Cidadania Cratense aos senhores Reginaldo Silva e José Antônio dos Santos, propostos pelo vereador Thiago Esmeraldo, e ao senhor Idelfonso Oliveira Chave de Carvalho, de autoria do vereador Lunga (PSD).
Título de Honra do Mérito Legislativo à Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel) de autoria de Thiago Esmeraldo e subscrito por Maurício Almeida.
Projeto de Lei do Poder Executivo que denomina de Quadra Poliesportiva Joaquim Gonçalves de Pinho, logradouro localizado no Sítio Cachoeira dos Gonçalves, em Dom Quintino.
Projeto de Lei do Poder Executivo que cria a gratificação de incentivo às Ações Básicas de Saúde para os agentes comunitários de saúde ao percentual de 35% a ser implementado progressivamente até 2020.
A Câmara Municipal volta a se reunir nesta terça-feira, 27. na última sessão ordinária antes do Recesso Legislativo. O encontro está agendado para começar às nove horas seguindo o Regimento Interno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário