quarta-feira, 28 de junho de 2017

Válvula do Açude Trussu será fechada a partir deste sábado, 1º

Açude Trussu em Iguatu apresenta menor volume desde quando foi construído. Está com 12%. Foto de Honório Barbosa
A válvula dispersora do Açude Trussu, localizado no município de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará, será fechada, neste sábado dia 1º. A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira, 27, em reunião de alocação e avaliação do reservatório, realizada no Complexo de Proteção e Assistência à Criança e ao Adolescente, antigo CSU, entre representantes do Dnocs, Cogerh e Comissão de Usuários de Água.
       O reservatório acumula apenas 12% de sua capacidade. 
O coordenador local do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS), Cléber Cavalcante, disse que a decisão foi acertada. “É para o bem de Iguatu”, frisou. “O açude está há cinco anos sem receber água, e a qualidade não está boa e precisamos economizar para este ano e o outro, abastecendo Iguatu e Acopiara”.
O integrante da Comissão de Usuários de Água, Dauísio Alves, disse que a medida vai afetar moradores das comunidades ribeirinhas do Rio Trussu. “Fomos obrigados a tomar essa decisão”, pontuou.
A Comissão determinou que a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) notifique o governo do Estado e a Prefeitura para realizar ações para assegurar o abastecimento de água das comunidades ribeirinhas, perfurando e instalando poços e implantando adutoras.
A Cogerh apresentou propostas de redução de liberação de água dos atuais 110 litros por segundos para 20, 40 ou 60 litros por segundos. De um total de 14 votos, 12 decidiram pelo fechamento total da válvula. “É triste, mas é uma decisão acertada”, disse Mardônio Mapurunga, técnico do escritório regional da Cogerh.
Reunião da Comissão de Usuários decidiu pelo fechamento da válvula. Foto de Alex Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário