sábado, 31 de agosto de 2019

Sesc Crato adapta aula de alongamento com o uso de uma corda para aluna portadora de deficiência visual


Viver a solidariedade é indispensável para compreender a importância do outro além de possibilitar iniciativas que resgatem a inclusão social. Nessa perspectiva, o Sesc Crato se mobilizou para atender prontamente uma aluna com necessidade especial.

A deficiente visual Adriana dos Santos que, anteriormente praticava aulas de hidroginástica e natação, passou a experimentar há um mês aulas de alongamento na unidade cratense. Para um melhor desempenho, a aluna propôs o uso de uma corda (barbante) amarrada na sala de aula, onde ela pudesse percorrer e executar os movimentos. A contrapartida dessa ideia se deu pelo fato de a atividade propor um aquecimento feito com caminhadas percorridas no entorno da sala de aula.

“A Adriana não participava dessa parte porque ficava com a dificuldade nos momentos de parar e de fazer a curva. A professora sempre pedia para a estagiária ficar do lado dela. Como a intenção é proporcionar mais independência, para que possa ter um desenvolvimento próprio, ela mesma teve a sugestão de ter um barbante”, informou a supervisora de esportes do Sesc Crato, Bia Alencar.

A sugestão acatada pelo Sesc foi positivamente reconhecida pela aluna. “Fiquei muito feliz com a adaptação. Sempre gostei de ter minha independência e com o uso da corda me senti mais leve, sem precisar de alguém para me auxiliar. A experiência está sendo favorável porque dá mais liberdade e autonomia”, revelou Adriana.

Como forma inovadora e pensando na questão das curvas, a estagiária de educação física Samya Mendes teve a ideia de colocar nós no material improvisado. “Fizemos a adaptação da aula que foi muito bem executada. Adriana mostrou uma independência impressionante e isso é muito gratificante para nós. Ainda no meio da aula, as colegas presentes começaram a bater palmas agradecendo pela iniciativa também. Nesse momento fiquei muito emocionada, porque foi tudo muito lindo de se ver”, disse Samya.

Conforme Bia, a ideia da aluna “foi uma semente plantada para que mais na frente, o Sistema possa ter um tratamento mais intensivo para pessoas portadoras de deficiência visual”, sintetizou.

As aulas de alongamento da unidade Sesc Crato são realizadas de segunda à sexta-feira, nos horários de 7h, 8h, 18h e 19h. Para mais informações: 88 3523-4444.

Nenhum comentário:

Postar um comentário