sexta-feira, 9 de junho de 2017

Coordenação de Arte e Cultura realiza primeira reunião com Mestres da Tradição Popular

Imagem inline 4

A Coordenação de Arte e Cultura de Juazeiro do Norte realizou a primeira reunião com representantes e mestres dos grupos da tradição popular de Juazeiro do Norte, no Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier, no bairro do Pirajá, nesta quarta-feira, 07. Na oportunidade, o Coordenador de Arte e Cultura de Juazeiro do Norte, Alemberg Quindins, apresentou a sua equipe e os planos da Gestão Municipal para as tradições populares, como reisados, bandas cabaçais, lapinhas e outros grupos, além do Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier como um espaço de referência para a cultura popular de Juazeiro do Norte. 
O local será um centro de informações e servirá também como um espaço de convivência para os artistas e a população, e que poderá ser visitado por turistas que queiram saber mais sobre a cultura popular de Juazeiro do Norte.
A ideia da Coordenação de Arte e Cultura é, também, fortalecer os grupos tradicionais em suas comunidades de origem e nos terreiros onde os ensaios e as brincadeiras acontecem. E a partir disso, proporcionar autonomia às comunidades com geração de renda através do comércio local. “Acreditamos que é fundamental que os grupos possam desenvolver uma autonomia artística e, ao ocuparem os terreiros e as frentes de suas casas, nos possibilite a construção de uma agenda de terreiradas com um calendário permanente ao longo do ano”, comenta a diretora
O secretário Alemberg Quindins acredita que o fluxo de pessoas interessadas em visitar esses terreiros pode gerar renda para os grupos e para as comunidades através da comercialização, por exemplo, de souvenir ou gêneros alimentícios, de forma que beneficie a todos os envolvidos. Para isso, o Núcleo Marcus Jussier dará início a um cadastramento dos Mestres da Cultura Popular, onde serão registradas informações como os dias e locais de ensaio dos grupos, o que permitirá a criação de um catálogo e calendário que favoreçam a visitação da população e dos turistas diretamente nas comunidades. 
Os grupos interessados podem procurar o Núcleo Marcus Jussier, de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, para realizarem o cadastramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário