sábado, 30 de junho de 2018

Teste Rápido: Identifique níveis e sintomas de estresse


Segundo a Organização Mundial da Saúde, o estresse atinge hoje mais de 90% da população mundial. Um estudo realizado neste último ano pela ISMA Brasil, integrante da Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse, indica que o brasileiro ocupa a segunda colocação de mais estressado do mundo, perdendo apenas para o japonês.

A terapeuta ocupacional Kamylle Guanabara, do Serviço Social do Comércio no Ceará (Sesc-CE), diz que o estresse é também falta de organização do tempo livre. “Quando a pessoa planeja sua rotina, lista de prioridades e, principalmente, quais são suas metas para curto, médio e longo prazo, ela tem como organizar sua vida, suas emoções e seus afazeres diários”, explica.

Para aliviar a tensão do dia a dia, especialistas recomendam a prática de atividades prazerosas, que promovam momentos de realização. A fisioterapeuta Mykelly Marcelo Bento, do Núcleo Sesc Saúde Fortaleza, afirma que “sessões regulares de massagem ajudam a relaxar o corpo e a mente, além de servir como tratamento para inúmeros outros males, o que promove sensação de bem-estar, alívio das tensões e equilibra a energia corporal”.

A psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da ISMA-BR, criou um questionário que ajuda a identificar níveis e sintomas de estresse, mas somente um profissional da área pode fornecer um diagnóstico conclusivo. Confira o teste:

Pense no seu dia a dia e responda aos itens abaixo. Some os pontos e veja o resultado.

1 = Raramente, = Às vezes e 3 = Frequentemente.

1 - Sinto-me insatisfeito com minha vida pessoal.
2 - Quando me sinto pressionado, explodo.
3 - Aceito novas tarefas mesmo quando estou sobrecarregado.
4 - Adoeço com frequência.
5 - Tenho usado bebidas alcoólicas/medicamento para relaxar.
6 - Tendo a me fixar no lado negativo das situações.
7 - Tenho dificuldade para dormir.

Resultado
Até 9 pontos: Sinal verde! Você está lidando bem com suas demandas, seja por não se sentir muito exigido no momento ou por possuir técnicas eficientes para lidar com o estresse.

De 10 a 15: Sinal amarelo! Transforme suas dificuldades em desafios e planeje manter um estilo de vida saudável. Mude o que puder na sua rotina e organize-se para lidar com situações que não tem controle para mudar.

Acima de 15: Sinal vermelho! Você está permitindo que as pressões prejudiquem sua qualidade de vida. Preste mais atenção no seu dia a dia e organize-se para enfrentar as situações sem prejuízos à sua saúde. A orientação de um profissional pode ser importante.      Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário