sábado, 28 de julho de 2018

Ceará inaugura a 1º escola de cinema para povos indígenas no Nordeste


Emelle Soares, jenipapo-kanindé (Foto: Iago Barreto)
O Ceará terá a primeira escola profissionalizante de cinema para povos indígenas no Nordeste. A Escola de Cinema Indígena Jenipapo-Kanindé foi idealizada pela Associação de Mulheres Indígenas Jenipapo-Kanindé, e será inaugurada em 2 de agosto, na Escola Indígena da aldeia Lagoa Encantada, em Aquiraz. O local também sediará as aulas de cinema.

A escola é exclusiva para o povo Jenipapo-Kanindé, destinada a pessoas a partir dos 12 anos de idade, e as inscrições estão abertas. A formação será por módulos e terá duração de três anos, com aulas gratuitas e quinzenais, aos fins de semana. O projeto tem apoio da Secretaria da Cultura do Ceará.

"Agora vamos aprender a registrar nossa própria história", diz a Cacique Irê do povo Jenipapo-Kanindé, Juliana Alves.

Para ela, a introdução da tecnologia na cultura indígena é uma possibilidade de preservar a memória para além da tradição oral, e também um instrumento de luta.

"A gente foi buscar esse conhecimento também por causa da dificuldade de contato com a mídia. É como se nossa população fosse invisível. Vimos que seria importante nós mesmos fazermos nossos vídeos e fazer divulgação nas redes sociais. Bastava que a gente começasse a estudar e aprender", comenta. Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário